É preciso usar "todos os meios legais, administrativos e judiciais para apurar o que se passa".
Corpo do artigo
Depois das reportagens da TVI sobre o destino dos bens doados para Pedrógão Grande após os incêndios de 2017, o Presidente da República publicou este sábado um esclarecimento sobre o assunto.
Marcelo Rebelo de Sousa diz que é "sensível" às preocupações que lhe têm chegado "por várias vias e aguarda o apuramento dos factos".
Na nota publicada no site da presidência, o Chefe de Estado argumenta que é preciso usar "todos os meios legais, administrativos e judiciais para apurar o que se passa, tendo em conta os generosos contributos dos Portugueses" para a reconstrução depois das chamas.
O texto agora publicado por Marcelo é o mesmo que foi enviado a 27 de fevereiro à TVI, mas o Presidente fez questão de publicá-lo agora no seu site oficial.
O Presidente da República diz que "tem estado atento às questões da reconstrução e distribuição de ajudas, públicas e privadas, bem como às iniciativas promovidas ou solicitadas a entidades oficiais, como o Ministério Público e a Provedoria de Justiça".
Para junho, quando passarem dois anos da tragédia, Marcelo Rebelo de Sousa promete voltar aos municípios afetados, "o que permitirá ouvir as populações e os autarcas, sendo certo que com estes, intencionalmente, não manteve qualquer contacto por aguardar o aludido apuramento" dos factos.