Marcelo recorda João Cravinho como "político multifacetado" que se destacou pela luta contra a corrupção
O Presidente da República refere que o antigo ministro "pautou a sua vida por uma defesa incansável da ética na política e na vida pública, lutando sempre contra a corrupção e desempenhando os mais diversos cargos com desassombro e coragem"
Corpo do artigo
O Presidente da República lamentou esta quarta-feira a morte do antigo ministro João Cravinho, que recordou como um "político multifacetado" que se destacou pela "defesa incansável da ética na política" e luta contra a corrupção.
João Cravinho, que foi deputado pelo PS e ministro da Indústria e Tecnologia, do Equipamento, e do Planeamento e Administração do Território, morreu esta quarta-feira, aos 88 anos.
Numa mensagem publicada no sítio oficial da Presidência da República na Internet, Marcelo Rebelo de Sousa manifestou "profundo pesar pela morte de João Cravinho".
O chefe de Estado recordou João Cravinho como um "político multifacetado", referindo que "exerceu os mais diversos e exigentes cargos públicos, desde ministro da República em vários governos, deputado à Assembleia da República em várias legislaturas e deputado ao Parlamento Europeu, onde aliás foi vice-presidente".
Segundo o Presidente da República, João Cravinho "pautou a sua vida por uma defesa incansável da ética na política e na vida pública, lutando sempre contra a corrupção e desempenhando os mais diversos cargos com desassombro e coragem" e "destacou-se, ainda, como presidente da Comissão Independente para a Descentralização".
Nesta nota de pesar, Marcelo Rebelo de Sousa apresentou "sentidas condolências" à família e amigos de João Cravinho e ao PS.
Nascido em Angola, em 1936, João Cravinho formou-se em engenharia civil pelo Instituto Superior Técnico.
Foi ministro da Indústria e Tecnologia no IV Governo Provisório, chefiado por Vasco Gonçalves, em 1975, e mais tarde ministro do Equipamento, Planeamento e Administração do Território no XIII Governo Constitucional, chefiado por António Guterres.
