Marcelo sobre acusações de Ventura acerca de 'festival de hambúrgueres': "Não venho para o estrangeiro criticar Portugal"
Na quarta-feira, o presidente do Chega acusou o chefe de Estado de se deslocar à Alemanha para ir a um festival de hambúrgueres, referindo-se à iniciativa Bürgerfest, que, na verdade, é uma Festa dos Cidadãos, em Berlim
Corpo do artigo
O Presidente da República recusa comentar as afirmações do líder do Chega — que o acusou de se dirigir a Berlim, na Alemanha, para participar num "festival de hambúrgueres" — e sublinha que não vai "para o estrangeiro criticar Portugal".
"Não vou comentar [as palavras de André Ventura] por uma razão muito simples: quando estou no estrangeiro, eu falo das coisas boas de Portugal. Eu não venho para o estrangeiro criticar Portugal, nem economia, nem finanças, nem Governo, nem oposição", esclareceu Marcelo Rebelo de Sousa, em declarações aos jornalistas.
Ressalva ainda que, apesar de haver quem pense, "por vezes", que o chefe de Estado realiza viagens de Estado "por prazer", a verdade é que o que está em causa é "o cumprimento de uma missão". Quando Portugal é convidado a fazer uma visita oficial a outro país, Marcelo "não pode dizer que não".
"Escolhe-se Portugal, eu não podia dizer que não. 'Olhe, eu não vou.' E Portugal deixa de ser convidado porque 'eu não vou, não dá jeito em vésperas de Nações Unidas, não é possível'. E têm de perceber que isso é uma missão nacional e é um esforço físico muito grande este tipo de viagens", sublinha.
Na quarta-feira, o presidente do Chega acusou o chefe de Estado de se deslocar à Alemanha para ir a um festival de hambúrgueres, referindo-se à iniciativa Bürgerfest, que, na verdade, é uma Festa dos Cidadãos, em Berlim.