Na Entrevista TSF-DN, e imitando as notas de Marcelo, Pedro Santana Lopes faz avaliação positiva do primeiro ano de mandato do Presidente.
Corpo do artigo
Pedro Santana Lopes faz uma avaliação globalmente positiva do primeiro ano de mandato de Marcelo Rebelo de Sousa como Presidente da República. Ao jeito das "Notas de Marcelo", o provedor da Santa Casa da Misericórdia diz que a avaliação que faz do trabalho do Chefe de Estado está entre o bom pequeno e o bom grande e elogia a relação de Marcelo com o Governo.
Santana Lopes é, no entanto, da opinião de que Marcelo Rebelo de Sousa "tem tido pouco cuidado no relacionamento com a oposição".
Em entrevista à TSF e ao Diário de Notícias, Santana Lopes fala também da atuação do primeiro-ministro. O provedor da Santa Casa da Misericórdia diz que não está surpreendido com a capacidade que António Costa tem revelado para manter a coesão da Geringonça. Vai mesmo ao ponto de considerar que António Costa é o "político mais hábil" que chegou ao poder desde o 25 de Abril.
Questionado sobre uma possível candidatura a Belém, Santana Lopes diz que já não pensa nisso: "Uma coisa teria sido fazer esse trabalho agora, outra coisa é daqui a nove, dez anos. Se tiver vida e saúde, nessa altura não quero essas complicações", disse Santana Lopes.