O Presidente da República enalteceu o "papel nacional" de Soares dos Santos. O empresário vai receber a Grã-Cruz da Ordem do Mérito Empresarial.
Corpo do artigo
O Presidente da República anunciou esta sexta-feira que vai condecorar o empresário Alexandre Soares dos Santos, presidente da Fundação Francisco Manuel dos Santos, que até 2013 esteve à frente do grupo Jerónimo Martins, em reconhecimento do seu "papel nacional".
Marcelo Rebelo de Sousa fez este anúncio durante a apresentação pública da Fundação Oceano Azul, ligada Fundação Francisco Manuel dos Santos, à qual o anterior executivo PSD/CDS-PP atribuiu em julho de 2015 a concessão do Oceanário de Lisboa por um período de 30 anos.
Alexandre Soares dos Santos não esteve presente nesta cerimónia, realizada no Convento do Beato, em Lisboa, mas o chefe de Estado fez questão de lhe prestar homenagem e de anunciar que decidiu "agraciá-lo com a Grã-Cruz da Ordem do Mérito Empresarial".
"É, mais uma vez, o reconhecimento do papel nacional de um grande empresário sensível a todos os grandes desafios da nossa pátria, mas também aos desafios universais, em que sublinharia a formação, e agora o papel dos oceanos. Em tempo adequado terei a honra e o prazer de proceder à entrega dessas insígnias, mas fica aqui feita a homenagem a Alexandre Soares dos Santos", acrescentou Marcelo Rebelo de Sousa.
A Ordem do Mérito Empresarial destina-se a distinguir "quem haja prestado, como empresário ou trabalhador, serviços relevantes no fomento ou na valorização de um setor económico".