
A presidente da Iniciativa Liberal, Mariana Leitão
José Sena Goulão/Lusa
"O nosso voto é decisivo para a manutenção de uma democracia saudável e, portanto, na medida do possível, obviamente que todas as pessoas que consigam votar por favor o façam", pede a líder da Iniciativa Liberal
A presidente da Iniciativa Liberal (IL) apelou aos eleitores que consigam votar este domingo na segunda volta das Presidenciais que o façam, recordando que "o voto é decisivo para a manutenção de uma democracia saudável".
Mariana Leitão falava aos jornalistas depois de ter votado pelas 11h20 de hoje na Escola Básica Cesário Verde, em Queijas, concelho de Oeiras, no distrito de Lisboa.
"O nosso voto é decisivo para a manutenção de uma democracia saudável e, portanto, na medida do possível, obviamente que todas as pessoas que consigam votar por favor o façam. É um ato eleitoral importante e é esse apelo que eu gostava de deixar, sabendo e compreendendo, obviamente, a situação em que muitas pessoas se encontram", afirmou.
Vários municípios adiaram para o próximo domingo a segunda volta das eleições presidenciais, devido à devastação causada pelo mau tempo das últimas semanas, que provocou 14 mortos e centenas de feridos e desalojados.
Hoje, a presidente da IL disse esperar que "na próxima semana haja condições" para que os eleitores desses municípios possam também deslocar-se às urnas.
"Espero que tudo seja feito para que haja essas condições, para que ninguém fique limitado no seu direito de votar", frisou.
Mariana Leitão aproveitou ainda a ocasião para expressar "total solidariedade" com todas as pessoas afetadas pelo mau tempo e "deixar uma palavra de pesar" pelas vítimas.
Mais de 11 milhões de eleitores são chamados hoje a escolher o novo Presidente da República, num sufrágio que opõe António José Seguro e André Ventura, os dois mais votados em 18 de janeiro.
Na primeira volta, Seguro obteve 31,1% dos votos e Ventura 23,52%, segundo o edital do apuramento geral dos resultados.
