Mariana Leitão por Lisboa, Rui Rocha por Braga e Guimarães Pinto pelo Porto. IL anuncia cabeças de lista às legislativas
A líder parlamentar liberal substitui Bernardo Blanco como cabeça de lista pelo maior círculo eleitoral do país
Corpo do artigo
Com a saída de Bernardo Blanco da vida política ativa, a líder parlamentar Mariana Leitão (e candidata à presidência da República) passa a número um em Lisboa pela Iniciativa Liberal (IL). O presidente do partido, Rui Rocha, mantém-se como cabeça de lista em Braga e o mesmo acontece com Carlos Guimarães Pinto, no Porto.
Os nomes ainda vão ser ratificados na reunião do Conselho Nacional do partido, marcada para domingo, mas já foram aprovados pela Comissão Executiva liderada por Rui Rocha. A deputada Joana Cordeiro mantém o lugar pelo círculo eleitoral de Setúbal e Mário Amorim Lopes por Aveiro.
A IL conta com um grupo parlamentar de oito deputados, eleitos pelos círculos de Lisboa, Porto, Setúbal, Braga e Aveiro. A espreitar a entrada no Parlamento, André Abrantes Amaral, advogado e colunista, candidata-se por Leiria. Já Manuel Lemos, médico e professor catedrático de medicina na Universidade da Beira Interior é o número um por Castelo Branco, e Daniel Viegas, gestor, por Faro.
Ana Moura é a candidata pelo círculo da Europa e, apesar da pouca experiência política, é apresentada como “médica e ex-atleta olímpica”. Christian Höhn, presidente da associação de venezuelanos e luso-venezuelanos, é o escolhido para o círculo fora da Europa.
O partido apresenta-se a eleições com o mote “Acelerar Portugal”, com o objetivo de “romper com a estagnação económica, modernizar o Estado e recuperar a confiança nas instituições”.