O deputado diz que não é o momento pessoal para avançar
Corpo do artigo
Depois da saída de Rui Rocha da presidência da Iniciativa Liberal (IL) os nomes de Amorim Lopes e Mariana Leitão eram os mais falados a sua sucessão. Mariana Leitão assumiu na quarta-feira que era candidata, e Mário Amorim Lopes defende que a atual líder parlamentar do partido é a candidata certa.
“Já manifestei o meu apoio à Mariana e fiquei muito feliz que ela avançasse. Vai ter todo o meu apoio”, garante o deputado à TSF.
O nome de Mário Amorim Lopes foi aventado por Bernardo Blanco, ex-deputado do partido, que, logo após a saída de Rui Rocha, afastou a possibilidade de se candidatar ao cargo. No entanto, Amorim Lopes diz que "nunca colocou essa hipótese" e que o seu nome foi avançado pela comunicação social. “Não tenho isso como ambição, nem é o momento pessoal para o fazer. (…) Reconheço na Mariana grandes qualidades de líder”, acentua.
Os liberais vão realizar o Conselho Nacional no dia 15 de junho e a data da Convenção para determinar a liderança será marcada nesse momento. "A minha opinião é a de que deve ser o mais cedo possível, para termos o partido estabilizado para as eleições autárquicas", adianta Amorim Lopes.
Mariana Leitão, que é líder parlamentar, assumiu-se como candidata presidencial, e na quarta-feira anunciou que também vai concorrer à liderança da Iniciativa Liberal.
Numa publicação nas redes sociais, a deputada justificou a decisão com “a vontade e a capacidade de agregar um movimento que inspire uma mudança no país” e de “iniciar um novo ciclo de energia e transformação”. “Sem medo de ser liberal, com coragem para erguer as nossas bandeiras liberais, sem qualquer hesitação, sem moderar a afirmação dos valores liberais em toda a sua plenitude.”, avança.