Marta Temido cabeça de lista do PS às europeias. Assis e Ana Catarina Mendes completam pódio
Marta Temido saltou para a ribalta como ministra da Saúde, ainda no primeiro Governo de António Costa. Conheça a lista completa, a que a TSF teve acesso.
Corpo do artigo
Marta Temido é a cabeça de lista do PS para as eleições europeias. A antiga ministra Saúde é a escolha de Pedro Nuno Santos, e a lista conta ainda com Francisco Assis como número dois e Ana Catarina Mendes no terceiro lugar, apurou a TSF.
Marta Temido saltou para a ribalta como ministra da Saúde, ainda no primeiro Governo de António Costa. Demitiu-se em agosto de 2022, durante a madrugada, depois da morte de uma grávida que foi transferida por haver falta de vagas na neonatologia do Hospital de Santa Maria. Foi, de resto, a primeira demissão do Governo de maioria absoluta de Costa.
Depois do Governo, Marta Temido ocupou o lugar de deputada na Assembleia da República, para o qual tinha sido eleita como cabeça de lista pelo círculo eleitoral de Coimbra. Na últimas legislativas, seguiu na lista socialista por Lisboa, já depois de ter sido eleita como presidente da concelhia do PS da capital.
O nome de Marta Temido tem sido apontado à Câmara Municipal de Lisboa, para a disputa com o atual presidente, Carlos Moedas, nas autárquicas do próximo ano.
Francisco Assis regressa ao Parlamento Europeu
Já Francisco Assis foi o cabeça de lista do PS, nas eleições europeias de 2014, na célebre vitória por “poucochinho”, caraterizada por António Costa, que abriu caminho para a corrida do ex-primeiro-ministro para a liderança socialista contra António José Seguro.
Antes, Francisco Assis já tinha sido eurodeputado, eleito em 2004, cumprindo o mandato de cinco anos até 2009. Assis conta no currículo com uma derrota à liderança do partido, vencido por António José Seguro.
Nas últimas diretas socialistas, Francisco Assis foi um dos principais apoiantes de Pedro Nuno Santos, ajudando à vitória destacada do agora secretário-geral, o que lhe valeu o lugar de deputado: foi o número um pelo Porto. Na conturbada eleição do novo presidente da Assembleia da República, Francisco Assis foi o nome proposto pelo PS.
Autarcas na lista ao Parlamento Europeu
A presidente da Câmara Municipal da Amadora, Carla Tavares, que também pertence ao secretariado do partido, vai concorrer ao Parlamento Europeu no sexto posto, um lugar elegível. Logo a seguir aparece a presidente da câmara de Portimão, Isilda Gomes.
O candidato socialista derrotado por Miguel Albuquerque nas últimas eleições regionais, Sérgio Gonçalves, também consta na lista do PS (em oitavo lugar), tal como Bruno Gonçalves, secretário-geral dos jovens da Internacional Socialista (no quarto posto).
João Soares: candidato simbólico
O filho de Mário Soares e antigo ministro da Cultura, João Soares, também é candidato a eurodeputado, mas no último lugar da lista socialista. João Soares não tem hipóteses de ser eleito para o Parlamento Europeu, pelo que se trata de um candidato que vale pelo simbolismo.
Anterior cabeça de lista fica de fora
O cabeça de lista nas últimas eleições europeias, Pedro Marques, fica fora da lista do partido, apesar de estar em Bruxelas apenas há cinco anos. A direção socialista, ao que apurou a TSF, comunicou aos deputados europeus a intenção de “renovar” a lista de candidatos do partido.
Pedro Silva Pereira, Maria Manuel Leitão Marques ou Carlos Zorrinho são alguns dos nomes que ficam de fora. A direção liderada por Pedro Nuno Santos optou por não reconduzir nenhum dos atuais eurodeputados.
Conheça a lista de candidatos socialistas
Marta Temido
Francisco Assis
Ana Catarina Mendes
Bruno Gonçalves
André Rodrigues
Carla Tavares
Isilda Gomes
Sérgio Gonçalves
Miguel Lemos
Joana Sá Pereira
Pedro do Carmo
Inês Rodrigues
Jorge Conde
Lúcia Silva
Mário Balsa
Inês Pinto
Francisco Themudo
Margarida Cardoso
Ana Moreira
Hélio Fazendeiro
João Soares