Miguel Cardina: Pureza é o "melhor nome" para a "necessidade que o BE tem de se relançar"
O antigo deputado José Manuel Pureza foi este domingo escolhido pela Moção A como primeiro candidato à Mesa Nacional do Bloco de Esquerda
Corpo do artigo
Miguel Cardina, porta-voz da Moção A, considera que José Manuel Pureza, escolhido como candidato à coordenação do Bloco de Esquerda, é uma "pessoa que recolhe uma série de características e de qualidades que o capacitam para esta fase" do partido.
"É uma pessoa que tem experiência política e é uma pessoa que tem também um profundo reconhecimento interno, naturalmente, mas também externo", assinala.
José Manuel Pureza, antigo deputado e fundador do Bloco de Esquerda, é o primeiro candidato à Mesa Nacional do partido da Moção A, anteriormente encabeçada por Mariana Mortágua.
"É o melhor nome que a Moção A pode propor neste momento para a fase em que o Bloco está e para a necessidade que o Bloco tem de se relançar, porque isso é fundamental para a esquerda. A esquerda precisa de um Bloco de Esquerda forte e o país precisa de uma esquerda forte", afirma Miguel Cardina.
A lista à Mesa Nacional foi aprovada com 93% dos votos, a lista à Comissão de Direitos foi aprovada com 96% e a lista candidata à Comissão Política foi aprovada com 92% dos votos.
Miguel Cardina sublinha que a lista que a Moção A apresenta é "profundamente rejuvenescida", com uma média de idades de 38 anos. "E é uma lista também renovada: 40% das pessoas são apresentadas para estar pela primeira vez na Mesa Nacional."
No final da reunião, em Coimbra, Miguel Cardina apontou ainda os nomes de Fabian Figueiredo e Andreia Galvão para ocupar o lugar de Mariana Mortágua no Parlamento. Será de forma rotativa.
"Iremos utilizar a rotatividade na medida em que a lei nos permite. O Fabian Figueiredo irá assumir e a Andreia Galvão irá secundá-lo nessa tarefa", indica.
A Convenção Nacional do Bloco de Esquerda irá decorrer nos dias 29 e 30 de novembro.
