Desde que tomou posse o novo Governo "foram tramitados" 850 processos relativos a atribuições de residência para investimento, anunciou o ministro dos Negócios Estrangeiros.
Corpo do artigo
No Parlamento, Augusto Santos Silva referiu o "caos que se vivia no passado" e garantiu que "a normalidade" na atribuição de vistos Gold "vai regressar em 2016".
O ministro justificou o aumento de 3 milhões de euros na despesa com pessoal em consulados e embaixadas devido à "sangria" do anterior executivo que "criou buracos negros" na rede diplomática.
"Há casos dramáticos no funcionamento da rede consular", disse Augusto Santos Silva defendendo que "é preciso atalhar às situações mais gritantes".
"Peço a compreensão da Assembleia para este pequeno aumento na despesa com pessoal", concluiu o ministro.
Questionado pelo PSD sobre como é possível a diminuição de verbas transferidas do Orçamento do Estado para as Nações Unidas, no ano em que Portugal apresenta a candidatura de António Guterres a secretário-geral da ONU, o ministro respondeu que "a candidatura não tem como pressuposto que Portugal aumente a contribuição para as Nações Unidas".
Augusto Santos Silva enfatizou que Portugal não está a tentar comprar o lugar de secretário-geral da ONU.