Montenegro diz que Marcelo vai "poder constatar esforço de todos" nas zonas atingidas pela tempestade

Créditos: Filipe Amorim/Lusa
O primeiro-ministro sustentou que o Presidente da República vai entre esta terça-feira e quarta-feira estar em visitas, acompanhado por membros do Governo
O primeiro-ministro afirmou que o Presidente da República vai poder testemunhar esta terça-feira e na quarta-feira, no terreno, o esforço que está a ser feito para repor rapidamente a normalidade nas zonas atingidas pela depressão Kristin.
Luís Montenegro assumiu esta posição no Palácio de Belém, numa declaração sem perguntas dos jornalistas, após ter estado reunido com o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.
"O senhor Presidente da República vai também ele, hoje mesmo e amanhã [quarta-feira], estar em visitas, acompanhado por membros do Governo. Vai também poder constatar precisamente o esforço que todos estão a fazer, departamentos da administração central, autarquias locais, instituições sociais, empresas e muitos cidadãos de forma individual e voluntária", sustentou.
Segundo o primeiro-ministro, está a ser feito "o maior esforço possível para que a normalidade volte rapidamente à vida das pessoas, em particular daquelas que estão com maiores problemas nas suas dinâmicas e rotinas diárias, como sejam ainda não terem acesso ao fornecimento de energia elétrica, ou ao abastecimento de água, ou não terem ainda as suas comunicações normalizadas".
Inicialmente, houve a indicação de que o Presidente da República iria falar aos jornalistas no final da reunião com o primeiro-ministro. Depois, 20 minutos antes do fim da reunião, foi comunicado que apenas o primeiro-ministro prestaria declarações.
Após esta audiência com o primeiro-ministro, o chefe de Estado vai ao velório do cineasta João Canijo e segue para zonas afetadas pelas tempestades, começando pelo município de Ourém.
