Montenegro falou com Von der Leyen sobre "atrasos no PRR" e diz que "há expectativa positiva" para o novo Governo
O social-democrata garantiu também que Ursula Von der Leyen não está muito preocupada com a estabilidade política em Portugal.
Corpo do artigo
O novo primeiro-ministro, Luís Montenegro, reuniu-se esta quinta-feira de manhã com a presidente da Comissão Europeia, Ursula Von der Leyen. O encontro durou cerca de dez minutos e teve como temas centrais o Plano de Recuperação e Resiliência e a conjuntura política em Portugal.
"Tentarmos recuperar os atrasos que há na execução do PRR e que será um ponto fundamental da nossa ação depois de assumirmos o Governo no próximo dia 2 de abril. Há atrasos que nunca foram recuperados e temos de aproveitar esses impulsos de financiamento para dinamizarmos a nossa atividade económica e retermos o nosso talento em Portugal. Alguns compromissos que o Governo português assumiu não estão cumpridos e foram causa de atraso no desembolso de algumas tranches. Queremos incrementar uma capacidade de execução maior do que aquela que Portugal teve nos últimos anos", afirmou Montenegro.
O social-democrata garantiu também que Ursula Von der Leyen não está muito preocupada com a estabilidade política do país.
"A presidente da Comissão Europeia conhece muito bem a realidade política portuguesa, mas estou em crer que há uma grande esperança relativamente ao desempenho governativo de Portugal nos próximos anos do ponto de vista de execução do programa do Governo e também do ponto de vista do processo de construção europeia. Desse ponto de vista há um estreitar de relacionamernto entre o futuro Governo e a União Europeia que é fundamental para cumprirmos os nossos objetivos", sublinhou o primeiro-ministro.
Sobre a composição do novo Governo, Montenegro disse que "ainda não começaram contactos".
"Tenho de vos remeter para o momento em que apresentar ao Presidente da República o elenco que proporei", acrescentou.