"Muito bem." Galamba saúda decisão do Governo sobre novo aeroporto e diz que Montijo "sempre foi inviável"
O ex-ministro diz que a solução do Montijo, mesmo que transitória, "sempre foi inviável"
Corpo do artigo
O antigo ministro das Infraestruturas João Galamba saudou esta terça-feira a decisão do Governo sobre o novo aeroporto em Alcochete e deixou uma crítica àquela feita há dois anos por Pedro Nuno Santos, quando tutelava a mesma pasta.
"Assumir Alcochete como única solução viável de longo prazo + Reafirmar obras já anunciadas para otimizar aeroporto Humberto Delgado + Confirmar terceira travessia do Tejo, prevista no Plano Ferroviário Nacional. Muito bem", escreveu o socialista no X (antigo Twitter).
Para João Galamba, a hipótese do Montijo, tida por Pedro Nuno Santos como transitória há dois anos, "sempre foi inviável, seja como solução transitória, seja como solução permanente, na lógica Portela+1".
"Isto implica prioridade a otimização da Portela. Não será fácil do ponto de vista ambiental. Mas é necessário. Mais importante do que assumir obras que já tinham sido assumidas anteriormente é a opção clara d aumentar número de movimentos no Aeroporto Humberto Delgado. N vai ser fácil, porque terá oposição frontal de ambientalistas e da parte dos lisboetas. Mas é essencial e incontornável fazê-lo", considera o ex-ministro.
Galamba afirma que "não há outra forma de aumentar a capacidade" aeroportuária nos próximos dez anos: "Quem defende, e bem, necessidade de reforço da capacidade aeroportuária na região de Lisboa, e esquecendo a fantasia Montijo, tem de apoiar obras no Humberto Delgado e, não menos importante, licenciamento ambiental associado."