Mundo do futebol elogia papel "determinante" de Soares na construção democrática
Federação Portuguesa de Futebol, Benfica, Sporting e FC Porto consideram Mário Soares uma figura determinante na afirmação da Democracia em Portugal. Liga decreta minuto de silêncio nos jogos.
Corpo do artigo
O presidente da FPF, Fernando Gomes, considerou o antigo Presidente da República Mário Soares, que hoje faleceu aos 92 anos, como "uma referência única na história e da democracia do país".
"O seu combate por uma sociedade mais democrática, plural e progressista serviu e servirá sempre de referência a quem, como ele, amava profundamente e queria servir Portugal", afirmou o presidente federativo, em comunicado.
Fernando Gomes referiu ainda que, "ao lutar pelos seus ideais de justiça, liberdade e igualdade, Mário Soares tornou-se não só num dos mais importantes políticos da história moderna, mas, igualmente, contribuiu para tornar melhor o país".
Também o presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira, escreve em comunicado, que "nesta hora de enorme perda para o País e para a Lusofonia de uma grande personalidade, fundadora da Democracia portuguesa, promotora da adesão de Portugal à União Europeia e titular dos principais cargos políticos de Portugal, em meu nome pessoal e do Sport Lisboa e Benfica expresso o mais profundo pesar pelo falecimento do Dr. Mário Soares e apresento à família e ao Partido Socialista, de que foi fundador, as mais sentidas condolências.
Vieira recorda ainda que "Mário Soares participou em 1 de dezembro de 1992, no antigo Estádio da Luz, na Festa de Homenagem ao nosso Eusébio da Silva Ferreira, condecorando-o com a Comenda da Ordem do Infante num momento que ficará para sempre na nossa memória."
Por seu lado, o presidente do Sporting, Bruno de Carvalho, lamentou hoje a morte de Mário Soares, observando que o antigo Presidente da República e primeiro-ministro foi um dos homens a quem Portugal deve a conquista da democracia.
"Com todos os seus defeitos e virtudes - era um ser humano como todos nós - não deixou de ser um estadista", indica o Facebook oficial de Bruno de Carvalho.
O presidente do Sporting enviou condolências à família de Mário Soares, nas pessoas de Mário Barroso e Eduardo Barroso, que foi presidente da Mesa da Assembleia-Geral do clube.
Já o FC Porto elogiou o papel relevante do antigo Presidente da República "na transição de uma negra ditadura de 48 anos para um regime democrático".
"A relação entre Mário Soares e o FC Porto foi sempre fraterna: o primeiro primeiro-ministro português eleito democraticamente, em 1976, foi também o Dragão de Honra inaugural, em 1986, na segunda entrega dos Dragões de Ouro. Trata-se da mais alta distinção atribuída pelo clube", refere o FC Porto em comunicado.
O clube destaca ainda o facto de Mário Soares ser "reconhecido internacionalmente como um grande lutador pela liberdade, que não se inibiu de apelar ao direito à indignação quando os direitos, liberdades e garantias básicas não se encontravam garantidas".
Entretanto, a Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) decretou um minuto de silêncio nos jogos deste fim de semana nas competições profissionais. Pedro Proença, presidente do organismo, descreveu hoje o antigo Presidente da República como "uma personalidade incontornável da história contemporânea de Portugal".
Soares "foi um lutador pelas liberdades pátrias, um político cuja visão nos abriu as portas da Europa e um 'árbitro' que nunca se reformou para garantir os direitos da livre cidadania", refere Pedro Proença.