Com mais tempo e outra dinâmica. Esta quinta-feira, a partir das 10h, TSF, Antena 1 e Renascença transmitem em simultâneo o último debate entre Passos e Costa.
Corpo do artigo
O debate vai durar 90 minutos o que vai dar mais tempo aos dois candidatos, num frente-a-frente que se espera que seja mais fluído do que aconteceu na televisão.
O objectivo não é "fazer uma entrevista a cada um deles; queremos moderar o debate colocando temas em cima da mesa", explica Paulo Baldaia, director da TSF: "Fizemos uma opção de ter apenas seis grandes temas, porque não é possível perguntar tudo e obter respostas para todos os assuntos". Europa, Economia e Emprego, Impostos, Pensões e Estado Social e Educação são os temas centrais neste frente-a-frente radiofónico.
Paulo Baldaia (TSF), Maria Flor Pedroso (Antena1) e Graça Franco (Rádio Renascença) conduzem o debate que volta a ter como palco o Museu da Electricidade e que é também transmitido em vídeo nos sites das três rádios. Por isso, diz Paulo Baldaia, "vai poder ser visto literalmente em qualquer parte do mundo". As estimativas são de que mais de meio milhão de pessoas estejam sintonizadas neste frente-a-frente simultâneo.
A primeira pergunta vai ser feita a António Costa e a declaração final cabe a Passos Coelho - uma ordem decidida por sorteio. Os tempos de resposta de cada candidato vão ser contados, para garantir o equilíbro das intervenções. No final, cada moderador fará uma pergunta.
Terminado o frente-a-frente, as três rádios vão ter uma emissão especial para analisar o debate. A TSF conta com um painel de comentadores com Marques Mendes, António Vitorino, Pedro Adão e Silva e Pedro Marques Lopes.