"Não há portugueses de primeira, nem de segunda." Américo Aguiar cita Papa Francisco e apela ao voto de todos

Carlos Pimentel/Global Imagens
O bispo de Setúbal votou este domingo para as eleições legislativas.
Corpo do artigo
O cardeal D. Américo Aguiar dirigiu-se este domingo às urnas para votar antecipadamente, apelando "a todos, todos, todos" os portugueses que exerçam igualmente o seu direito e não contribuam para a abstenção destas eleições legislativas.
"O que nós podemos fazer durante esta semana que ainda falta é apelar a todos, todos, todos os eleitores que não deixem de exercer o seu direito de voto", declarou obispo de Setúbal, em declarações aos jornalistas.
"Os problemas de Portugal também se resolvem com a opção livre de cada um dos portugueses. Não há portugueses de primeira, nem de segunda, todos os votos são importantes", acrescentou.
D. Américo Aguiar destacou ainda o círculo eleitoral de Setúbal que representa "quase 10% do hemiciclo".
Mais de 200 mil eleitores pediram para votar este domingo, um número inferior ao das legislativas de 2022, mas muito superior aos inscritos nas legislativas de 2019. Entre os inscritos está o Presidente da República, que decidiu votar antecipadamente por se sentir esclarecido relativamente às propostas dos candidatos e por considerar que é um estímulo contra a abstenção.
O chamado voto em mobilidade permite aos eleitores votarem uma semana antes num concelho à sua escolha. Se não o fizerem, podem fazê-lo no dia das eleições, ou seja, no dia 10.
Mais de 10,8 milhões de portugueses são chamados a votar na escolha de 230 deputados à Assembleia da República. A estas eleições concorrem 18 forças políticas - 15 partidos e três coligações.