"Não houve colapso." Ministra diz que "país respondeu" a incêndios e seria "insensato" colocar tudo em causa
Maria Lúcia Amaral revelou ainda que todos os bombeiros que estiveram no combate aos fogos, entre 26 de julho e 27 de agosto, vão ter direito a um bónus
Corpo do artigo
A ministra da Administração Interna, Maria Lúcia Amaral, considerou esta quinta-feira que não houve "colapso" no sistema de combate aos incêndios e que seria "insensato" colocar tudo em causa, mesmo que seja "evidente que nem tudo correu bem".
"Colapso [do sistema] não houve. Temos todos de nos congratular por não ter havido colapso. O país respondeu, de acordo com o sistema que é o seu", disse a ministra, que esta quinta-feira visita a Lousã, um dos municípios afetado pelos incêndios do último mês, em declarações aos jornalistas.
"Com esta dimensão de catástrofe é evidente que nem tudo correu bem, mas agora é tempo de avaliar", prosseguiu, com a garantia de que está "disposta a fazer o seu trabalho" e que seria "insensato" colocar tudo em causa.
Maria Lúcia Amaral revelou ainda que todos os bombeiros que estiveram no combate aos fogos, entre 26 de julho e 27 de agosto, vão ter direito a uma majoração de 25% na diária dos bombeiros, que atualmente está fixada nos 75 euros.