O Ministro dos Negócios Estrangeiros considera positiva a vitória de Angela Merkel nas eleições alemãs. À TSF, Augusto Santos Silva diz que a reeleição da chanceler vai ajudar ao equilíbrio da Europa.
Corpo do artigo
O ministro dos Negócios Estrangeiros afirmou que os os resultados eleitorais na Alemanha foram muito positivos. Na manhã desta segunda-feira, no Fórum TSF, Augusto Santos Silva defendeu que a grande maioria dos eleitores alemães escolheram partidos pró-europeus.
Na opinião de Augusto Santos Silva, a reeleição da chanceler alemã vai permitir o aceleramento das decisões da união. O governante defendeu que "o eixo franco-alemão está mais equilibrado" e que "isso é positivo para a dinâmica europeia".
"Nós, portugueses, temos um bom relacionamento com a chanceler desde sempre", disse Augusto Santos Silva, no Fórum TSF. "Não acreditamos em diretórios nem queremos diretórios na União Europeia". O ministro declara que o desfecho das eleições na Alemanha vai possibilitar "melhores soluções para a reforma da união monetária e para o favorecimento de políticas económica orientadas para coesão e a convergência".
TSF\audio\2017\09\noticias\25\augusto_santos_silva_mais_rapidez
O ministro dos Negócios Estrangeiros confessa, no entanto, que não esperava a entrada da extrema-direita no parlamento alemão.
"Fiquei surpreendido com a expressão eleitoral que a AfD acabou por ter", revelou Santos Silva.
TSF\audio\2017\09\noticias\25\augusto_santos_silva_espantado
O ministro dos Negócios Estrangeiros acredita que "o processo de formação do próximo governo será mais complexo", depois do Partido Social-Democrata (SPD), a segunda força política mais votada, ter já anunciado que não quer fazer uma coligação com o partido de Angela Merkel.