O poder vai estar cada vez mais próximos dos cidadãos
Corpo do artigo
Rui Moreira, presidente da câmara do Porto e Eduardo Vítor Rodrigues, presidente do Conselho Metropolitano e da câmara de Gaia, foram convidados da Emissão Especial de aniversário da TSF para discutir o exercício do poder.
"O cidadão comum pensa que o município tem um poder que o município não tem (...) as populações esperam de nós coisas que pensam que dependem dos municípios e que de facto não dependem", considera Rui Moreira.
Para o presidente da câmara do Porto, "os cidadãos esperam hoje muito mais do poder autárquico do que esperavam há 30 anos" e cada vez o poder local vai ter mais força acredita. "
"Estamos mais próximos do que um burocrático em Bruxelas que influencia a nossa vida de uma forma obsessiva", considera Rui Moreira, até porque um dos principais problemas da União Europeia "é não ter um rosto".
"O eleitor já não escolhe o partido. Numa eleição europeia normalmente vota por embirração, para as legislativas vota mais de acordo com o que lhe vai na alma e no bolso, de acordo com a sua convicção ideológica, e é nas autárquicas que vota mais nas pessoas".
TSF\audio\2018\03\noticias\01\rui_moreira