"O mundo mudou." Marcelo diz que EUA "põem em causa o princípio da soberania dos Estados"
O Presidente da República voltou a recusar comentar a moção de censura ao Governo apresentada pelo Chega
Corpo do artigo
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, considera que o mundo mudou com a chegada ao poder de Donald Trump nos Estados Unidos da América, dizendo que agora há um país que coloca em causa a soberania dos Estados e das instituições internacionais.
"O mundo como nós o conhecemos, mudou. E não podemos fingir que não vemos. Começou a mudar em 2016 e agora mudou há um mês e meio, claramente, num estilo ainda mais evidente e com posições mais claras. E mudou nisto: haver um país no mundo que entende que pode ter intervenções que são intervenções que põem em causa o princípio da soberania dos Estados, a visão sobre a integridade territorial dos Estados e o peso das organizações internacionais, o multilateralismo. De acordo com a sua visão, é uma visão apoiada num voto importante e uma maioria sólida no Congresso", disse o chefe de Estado no final de um encontro com o homólogo brasileiro, Lula da Silva.
Sobre a moção de censura apresentada pelo Chega ao Governo, Marcelo Rebelo de Sousa insiste em não pronunciar-se sobre o assunto.
"É o tema central de uma iniciativa parlamentar que já está desencadeada. Ontem ainda não estava, anteontem não estava, mas hoje já estava desencadeada. Portanto, uma vez desencadeada vai ser agendada e será discutida esta semana ou na semana que vem. Eu não vou pronunciar-me sobre aquilo que, embora de uma forma mais genérica, vai ser objeto de debate no Parlamento", disse o Presidente da República.
E assim, o assunto "muda de figura" no sentido em que "o Presidente não tem por hábito pronunciar-se sobre o que acontece no Parlamento, nomeadamente moções de confiança ou de censura ou outras" e "vai esperar serenamente o que vai acontecer a nível parlamentar".
E conclui: "Eu falo com o primeiro-ministro todos os dias, mas não costumo contar as conversas com o primeiro-ministro."