António Costa transformou uma proposta de Lei do Orçamento de Estado de 336 página num vídeo acessível a todos e onde explica as maiores bandeiras do documento.
Corpo do artigo
Num Orçamento para "todos", explicações para todos. O governo preparou um site que explica todos os pontos do Orçamento do Estado para 2019, desde a proposta de lei a um vídeo explicativo do primeiro-ministro.
No site oe2019.gov.pt , há uma divisão das medidas por área governativa, onde há uma explicação e objetivos traçados para as medidas apresentadas pelo executivo.
https://www.youtube.com/watch?v=eKDqrKLNjhg
No vídeo onde o primeiro-ministro aparece a dirigir-se aos portugueses é possível ouvir que há um "objetivo muito claro" neste documento: "continuar a melhorar a vida dos portugueses e a economia com contas certas".
"É um Orçamento para todos os portugueses", a garantia é do próprio António Costa, que explica que as medidas vão desde os mais idosos que vão ver as suas pensões subir, aos mais jovens que vão "beneficiar do alargamento do abono de família para os seus filhos" e da gratuitidade dos manuais escolares até às prestações sociais que vão melhorar "em especial para as pessoas com deficiência".
Também o IRS é um ponto a ter em conta, bem como "o rendimento familiar vai ficar melhor com a redução da fatura energética e os passes sociais".
António Costa assegura que é um "Orçamento que prepara o futuro", em que todos os portugueses beneficiarão de um "SNS mais forte" e de uma "nova geração de políticas de habitação".
No vídeo fica ainda um apelo aos portugueses que deixaram o país em busca de melhores condições de vida. "Queremos mais recursos humanos, daí o forte incentivo para que quem imigrou possa regressar. Precisamos de aproveitar todo o potencial do nosso país, valorizando o interior", justicou o primeiro-ministro.
O chefe do executivo explica ainda que está em causa um "Orçamento de continuidade e preparação de um futuro", com "mais crescimento, melhor emprego e maior igualdade".