Operação Ab Initio na Madeira. Constituídos arguidos três secretários regionais e o secretário-geral do PSD
Trata-se Pedro Fino, Rogério Gouveia, Pedro Ramos e José Prada. Depois de ouvidos pela Polícia Judiciária, ficaram com termo e identidade e residência
Corpo do artigo
Três secretários regionais do Governo da Madeira e o secretário-geral do PSD/Madeira foram constituídos arguidos no âmbito do processo Ab Initio. Trata-se de Pedro Fino, secretário regional de Equipamentos e Infraestruturas, Pedro Ramos, secretário regional da Saúde e Proteção Civil, Rogério Gouveia, secretário regional das Finanças, e José Prada, secretário-geral do PSD/Madeira e deputado regional.
Depois de ouvidos pela Polícia Judiciária, todos ficaram com termo e identidade e residência. A informação é avançada, este sábado, pelo Diário de Notícias da Madeira.
Este é mais um passo no processo Ab Initio, que ficou conhecido em setembro. A Polícia Judiciária investiga pelo menos 25 concursos públicos realizados entre 2020 e 2024, num valor de cerca de um milhão de euros.
Em causa estão suspeitas da prática dos crimes de participação económica em negócio, recebimento ou oferta indevidos de vantagem, prevaricação e financiamento proibido de partidos políticos.
A Polícia Judiciária desenvolveu, em setembro do ano passado, uma operação com 110 elementos que tinha como objetivo a execução de mandados de detenção de oito pessoas, mas também a realização de buscas domiciliárias e não domiciliárias, duas das quais efetuadas em sedes de municípios e quatro em secretarias regionais.
O processo envolve autarcas, empresários, funcionários públicos, titulares de cargos políticos e de altos cargos públicos.
