Depois de ter conseguido colocar duas bandeiras no Orçamento de Estado o Partido Pessoas Animais Natureza (PAN) admitiu na TSF que quer ir mais longe no acesso do copo menstrual a todas as mulheres.
Corpo do artigo
André Silva, deputado do Partido Pessoas Animais Natureza, quer aprofundar as conquistas em matéria orçamental. Ontem, o PAN conseguiu no debate orçamental a redução do IVA nos copos menstruais e a dedução do IVA gasto com veterinários, para animais de estimação.
Faltam poucos mais de 24 horas, para o parlamento aprovar a versão final do orçamento de estado para este ano. As votações na especialidade continuam, e de ontem, vêm algumas conquistas do partido mais pequeno do parlamento.
O PAN conseguiu uma diminuição da taxa de IVA aplicada aos copos menstruais, a dedução do IVA pago em despeças veterinárias com animais de estimação, e ainda uma redução do IVA em produtos como o Tofu e as Algas.
Algumas destas matérias estavam incluídas no programa eleitoral do PAN.
O Deputado André Silva, ouvido esta manhã pela TSF, entende que as propostas ontem aprovadas na especialidade, ainda podem ser aprofundadas através da "distribuição gratuita pelos centros de saúde dos copos menstruais".
Por outro lado, no caso das despesas com veterinários, André Silva, admite que o parlamento português ainda não está preparado para discutir e aprovar o objetivo máximo do PAN, que é a inclusão das faturas de veterinário nas despesas de saúde do agregado familiar. Mas, mesmo assim André Silva pensa quje esta "foi uma primeira pequena conquista".