Parlamento assinala Dia Mundial Contra LGBTfobia com iluminação arco-íris (menos na sala do Chega)
Cores do arco-íris iluminam, na noite desta quinta-feira, a fachada da Assembleia da República. Iniciativa assinala o Dia Internacional Contra a Homofobia, Transfobia e Bifobia
Corpo do artigo
Ainda não eram nove da noite quando as várias luzes se acendiam na fachada da Assembleia da República para assinalar, de véspera, o Dia Internacional Contra a Homofobia, Transfobia e Bifobia. Apenas na sala do grupo parlamentar do Chega não existem holofotes colocados.
A iniciativa proposta pelo Bloco de Esquerda ao Presidente da Assembleia da República mereceu o aval positivo de todos os partidos com assento parlamentar, à exceção do Chega e do CDS.
Ao olhar para a fachada iluminada, é perceptível que existem holofotes em todas as janelas do andar superior da Assembleia da República, exceção feita nas janelas que correspondem ao grupo parlamentar do Chega.
A TSF questionou o grupo parlamentar do Chega sobre se esta é uma posição política, mas fonte oficial remeteu para os serviços da Assembleia da República "que são os responsáveis por colocar essas luzes".
Já a Assembleia da República responde à TSF que, "à hora em que os equipamentos foram colocados, não foi possível aceder a algumas salas, que estavam ocupadas, pelo que foi decidido reforçar a potência de iluminação nalguns locais o que, no geral, não diminuiu o efeito pretendido".
Notícia atualizada às 00:10 de sexta-feira, dia 17 de maio, com posição do Chega a remeter para os serviços da Assembleia da República.
Notícia atualizada às 18:15 de sexta-feira, dia 17 de maio, com resposta da AR.