Parlamento debate esta quarta-feira obra de Adriano Correia de Oliveira como de interesse nacional
Os projetos de resolução do PS e do PCP defendem a importância de Adriano Correia de Oliveira na música portuguesa de intervenção e na canção de Coimbra, assim como o seu papel na resistência à ditadura que caiu em 25 de Abril de 1974
Corpo do artigo
O Parlamento debate esta quarta-feira, em sessão plenária, os projetos de resolução do PS e do PCP que recomendam ao Governo a promoção das “diligências necessárias à classificação da obra” do músico Adriano Correia de Oliveira como de interesse nacional.
Os projetos de resolução, que não têm força de lei, antes de recomendação ao Governo, defendem a importância de Adriano Correia de Oliveira na música portuguesa de intervenção e na canção de Coimbra, assim como o seu papel na resistência à ditadura que caiu em 25 de Abril de 1974.
A obra de Adriano Correia de Oliveira (1942-1982) inclui dez álbuns, dois editados postumamente, perto de duas dezenas de ‘singles’ e um repertório baseado sobretudo em autores como Manuel Alegre, Manuel da Fonseca, António Gedeão, Urbano Tavares Rodrigues, António Aleixo, Rosalia de Castro e Curros Henriquez. Entre as suas mais conhecidas canções contam-se “Trova do Vento que Passa” e “Tejo que Levas as Águas”.
Em plenário é também votada a petição do Centro Artístico, Cultural e Desportivo Adriano Correia de Oliveira, de Avintes, para a classificação a obra do músico como de interesse nacional, que reuniu mais de 8000 assinaturas.
