Manuela Ferreira Leite considera que "a estratégia de um partido é sempre da responsabilidade do presidente" e defende que atribuir culpas aos candidatos é "uma extrema injustiça".
Corpo do artigo
Depois de ter defendido a demissão de Pedro Passos Coelho horas após serem conhecidos os resultados eleitorais, Manuela Ferreira Leite afirma que o presidente do PSD é o único responsável pela derrota social-democrata.
Na estreia do espaço de comentário da TSF, Ferreira Leite não quis indicar se este é o melhor momento para a demissão de Passos Coelho, mas considerou que os timings não são prioritários. "O essencial é tomar-se consciência de que ontem foi uma noite negra, para esquecer".
A antiga líder social-democrata salientou que "a estratégia de um partido é sempre da responsabilidade do presidente desse partido". Para Manuela Ferreira Leite, é "uma extrema injustiça" atribuir culpas aos candidatos, que "concorreram em situações extremamente difíceis".
TSF\audio\2017\10\noticias\02\bruto_manuela_ferreira_leite
A ex-ministra das Finanças lembra que os candidatos entraram tarde em campanha, por falta de acordo nas estruturas do partido, e tiveram de se submeter à escolha pessoal de Passos Coelho.
Manuela Ferreira Leite afirmou que a campanha para estas autárquicas foi mais nacional do que local e, por isso, o desfecho era inevitável. "O resultado, mais do que desolador, é desincentivador e muito preocupante para a estrutura democrática do país", considerou.
Todas as segundas-feiras, depois das 9:00, na TSF, Manuela Ferreira Leite comenta os principais temas económicos.