O social democrata acha que o partido tem outras prioridades. Se é para abrir mais o PSD à sociedade civil, então que se abra ao debate de ideias.
Corpo do artigo
A ideia foi lançada por Miguel Relvas, que reapareceu na última semana. Primeiro ao lado de Luís Montenegro. Depois no Expresso com a proposta de primárias no PSD. Montenegro já veio dizer que não concorda. Agora é Pedro Duarte, um crítico da direção de Passos Coelho, a seguir o mesmo caminho. "Não acompanho essa ideia", disse no programa Política Pura, da TSF, "é um debate desajustado no tempo. O PSD deve abrir-se mas ao debate de ideias", defendeu o social democrata. Pedro Duarte considera que o PSD devia focar-se "em apresentar um novo modelo económico e social para o país" e não concentrar-se na realização de primárias.
Quem tem alguma experiência na matéria é Pedro Silva Pereira. O socialista que viu António Costa ganhar o partido a António José Seguro, precisamente através de primárias. Mas nem por isso Silva Pereira ficou fã do modelo. "Acho que há um debate a fazer sobre isso", disse no programa Política Pura, recordando, ao mesmo tempo, que "em França nenhum dos candidatos eleito através de primárias, no respetivo partido, passou à segunda volta". Pedro Duarte aproveitou a boleia e lembrou que, em Portugal, o próprio António Costa "ganhou o partido nas primárias e acabou derrotado nas eleições".