Pedro Nuno participa "intensamente" na campanha do PS para as europeias. Costa também deve juntar-se
Nicolas Schmidt, candidato dos socialistas a presidente da comissão europeia, deve juntar-se à caravana num dos dias da campanha oficial.
Corpo do artigo
A campanha é para o Parlamento Europeu, mas uma coisa é certa: Pedro Nuno Santos vai estar “intensamente” com a caravana socialista, ao lado da cabeça de lista Marta Temido. Há ainda a hipótese de antigos secretários-gerais juntarem-se à volta pelo país, para darem um impulso aos candidatos do PS.
Pedro Nuno Santos, ao que tudo indica, vai participar em ações de campanha diariamente, mesmo que não esteja permanentemente com a caravana socialista, numa campanha que arranca em Setúbal, já na próxima segunda-feira, e a meio da semana desce ao Algarve. Começa aí a subida do sul ao norte do país.
No sábado, a 1 de junho, o primeiro grande momento da campanha, no Porto. Os socialistas vão juntar-se para um comício e, possivelmente, para a tradicional arruada em Santa Catarina. A campanha termina na capital, em Lisboa, com a descida do Chiado e um novo comício.
Costa com Bruxelas em vista
Um dos nomes que deve juntar-se à caravana é o de António Costa, antigo secretário-geral, que tem em vista o lugar de presidente do Conselho Europeu. Na campanha para as eleições legislativas, marcou presença em dois momentos: no Porto e em Lisboa.
Também Nicolas Schmidt, candidato dos socialistas a presidente da comissão europeia, deve juntar-se à caravana num dos dias da campanha oficial.
O PS promete ainda que os atuais eurodeputados também vão participar na volta pelo país, apesar de Pedro Nuno Santos ter cortado com todos para o novo mandato, o que criou descontentamento na delegação em Bruxelas.
PS quer discutir habitação e dificuldades dos jovens
Certo é que o partido quer levar para a campanha os temas que preocupam os portugueses, como a habitação, o clima e as dificuldades dos jovens. São matérias, diz o PS, que “merecem respostas europeias”.
Os socialistas sublinham que “a Europa importa” e, para aproximarem os portugueses das eleições europeias de 9 de junho, querem discutir os temas nas iniciativas “Encontros Europa”. São comícios ou tertúlias em jeito de debate que vão marcar os finais de tarde e as noites da campanha liderada por Marta Temido.