Pedro Nuno Santos coloca José Luís Carneiro como cabeça de lista do PS em Braga
A TSF sabe que Pedro Nuno Santos e José Luís Carneiro conversaram na passada terça-feira, com o secretário-geral do PS a convidar o antigo adversário interno para encabeçar a lista por Coimbra
Corpo do artigo
Está resolvido o impasse. José Luís Carneiro vai ser o cabeça de lista do PS em Braga, numa escolha de Pedro Nuno Santos, confirmou a TSF junto de fonte oficial socialista. O antigo ministro repete o lugar das legislativas do ano passado, depois de uma noite atribulada na reunião da federação minhota, que acabou com o chumbo da lista apresentada pela distrital.
A federação do PS de Braga indicou a antiga eurodeputada Isabel Estrada Carvalhais como número um para as legislativas deste ano, numa lista que contava ainda com o chefe de gabinete de Pedro Nuno Santos, Hernâni Loureiro, no segundo lugar.
Com o chumbo da lista, a decisão de todos os candidatos passou para a esfera da direção nacional, ou seja, para as mãos de Pedro Nuno Santos. O secretário-geral do PS, de acordo com os estatutos, tem poder para indicar 1/3 dos lugares elegíveis em cada círculo eleitoral.
A reunião da federação de Braga terminou já de madrugada, com a reprovação da lista: 38 votos contra e 31 a favor, com as concelhias de Guimarães e de Barcelos a protagonizarem a revolta interna.
Carneiro recusou liderar lista em Coimbra
A TSF sabe que Pedro Nuno Santos e José Luís Carneiro conversaram na passada terça-feira, com o secretário-geral do PS a convidar o antigo adversário interno para encabeçar a lista por Coimbra. José Luís Carneiro recusou, lembrando os apoios que tem em Braga, num distrito que conta com vários cabeças de lista de destaque: Hugo Soares pelo PSD, Rui Rocha pela Iniciativa Liberal e Francisco Louça pelo Bloco de Esquerda.
José Luís Carneiro colocou em cima da mesa apenas duas hipóteses: avançar como número um por Braga ou ficar de fora do grupo de deputados socialistas da próxima Assembleia da República.