Daniel Adrião também é candidato pelo círculo eleitoral de Coimbra.
Corpo do artigo
Apesar de os militantes do PS por Castelo Branco terem aprovado o nome de Ana Abrunhosa como cabeça de lista pelo distrito, Pedro Nuno Santos optou por colocar a ministra da Coesão Territorial pelo círculo eleitoral de Coimbra, apurou a TSF.
A ministra encabeçou a lista por Castelo Branco em 2022 e na reunião da federação distrital de Castelo Branco, na sexta-feira, Ana Abrunhosa foi apresentada como o primeiro nome, numa lista onde consta também o atual secretário de Estado do Turismo, Nuno Fazenda, que seria o número dois e o deputado Tiago Soares Monteiro (em terceiro).
A lista albicastrense terá agora de sofrer alterações de última hora, mas tudo indica que a escolha volte a recair numa mulher. De acordo com os estatutos do PS, em “cada sequência de três elementos deve constar pelo menos um de sexo diferente”.
Pedro Nuno Santos tem o poder, de acordo com os estatutos, de indicar os cabeças de lista, pelo que optou por colocar Ana Abrunhosa no primeiro lugar por Coimbra.
Fonte socialista explica à TSF que a ministra é um dos nomes apontados à corrida pela Câmara Municipal de Coimbra, nas próximas autárquicas, que é liderada pelo PSD, sendo esta uma forma de voltar a dar notoriedade à governante na região. Embora com a função suspensa, Ana Abrunhosa é professora na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, desde 1995.
Daniel Adrião é candidato por Coimbra
Na lista, há mais uma surpresa com o dedo da direção nacional: o antigo candidato à liderança Daniel Adrião surge no quinto lugar, ou seja, com hipóteses reais de ser eleito deputado pelo partido.
O segundo nome pelo círculo eleitoral de Coimbra será o do deputado Pedro Coimbra, numa lista que conta ainda com Ricardo Lino, deputado e presidente da Concelhia do PS de Coimbra.