Pela primeira vez, sondagem mostra maior confiança num primeiro-ministro do que em Marcelo
O Presidente da República recupera, mas ainda é reprovado por mais de metade dos inquiridos. A sondagem da Aximage para TSF-JN-DN mostra maior confiança no primeiro-ministro e regista o apoio a António Costa para a presidência do Conselho Europeu
Corpo do artigo
No campeonato da confiança, são oito pontos de vantagem de Luís Montenegro sobre Marcelo Rebelo de Sousa, mas regista-se o simbolismo de, pela primeira vez nesta sondagem, existir um maior número de inquiridos a responderem que confiam mais no primeiro-ministro do que no Presidente da República. São 35% aqueles que referem Montenegro e 27% os que citam Marcelo. Para 25% dos inquiridos a confiança distribuiu-se de forma igual entre os dois.
É junto dos eleitores da Aliança Democrática que a diferença mais se acentua a favor de Luís Montenegro: 58% confiam mais no primeiro-ministro contra os 18% que referem Marcelo Rebelo de Sousa. São 40 pontos de diferença.
Do lado do primeiro-ministro estão os eleitores de todas as idades com maior expressão do segmento mais jovem, junto do qual Montenegro leva uma vantagem de 11 pontos em relação a Marcelo.
Entre quem ainda escolhe o Presidente estão votantes no PS e na à esquerda e os mais desfavorecidos.
Esta novidade ensombra a recuperação do Presidente que, depois do tombo para 60% de notas negativas que registava no último estudo vê diminuir a avaliação negativa e subir a positiva , embora anda esteja em terreno negativo: 53% (ou seja, mais de metade dos inquiridos) reprovam o desempenho de Marcelo Rebelo de Sousa, (com 21% a darem um “muito mau”) e 37% dão nota positiva.
A sondagem procurou ainda saber a opinião sobre a recente eleição de António Costa para a presidência do Conselho Europeu. Cerca de 70% dos inquiridos aplaudem, contra os 22% que criticam a escolha.
Já outros 70% dos inquiridos aprovam o apoio expresso por Luís Montenegro a António Costa para o desempenho do cargo, apenas 20% criticam.
Ficha técnica
A sondagem foi realizada pela Aximage para a TSF, JN e DN com o objetivo de avaliar a opinião dos portugueses sobre questões relacionados com temas políticos.
O trabalho de campo decorreu entre os 3 e 8 de julho. Foram recolhidas 801 entrevistas entre maiores de dezoito anos residentes em Portugal.
Foi feita uma amostragem por quotas, com sexo, idade e região, a partir do universo conhecido, reequilibrada por sexo e escolaridade.
À amostra de entrevistas, corresponde um grau de confiança de 95% com uma margem de erro de 3,5%.
A responsabilidade do estudo é da Aximage Comunicação e Imagem Lda., sob a direção técnica de Ana Carla Basílio.