O Bloco de Esquerda realiza jornadas parlamentares em Leiria com avisos ao PS para que não seja "muleta da recuperação do PSD". Bloquistas querem mostrar "falta de investimento" na Saúde e Educação.
Corpo do artigo
Em entrevista à TSF, Pedro Filipe Soares, líder parlamentar do Bloco de Esquerda, diz que "não são ciumentos" mas deixa claros avisos ao PS para que não ajude o PSD a "recuperar a credibilidade perdida por dois anos de amuo com o país".
"A questão que se coloca agora é quem irá ser a muleta na recuperação do PSD. Na opinião do Bloco de Esquerda, não acreditamos que tenham qualquer coisa de positivo a acrescentar. Claramente este PSD ainda é do passado e não faz parte do meu ciclo político", diz Pedro Filipe Soares.
2018/02/pedrosoares_psdcredibilidade_20180226022116
Para o líder parlamentar do BE, "ao contrário do que se tenta, às vezes, fazer crer não haver aqui nenhum novo ciclo. Há uma nova geometria que às vezes, é mais variável, outras vezes é menos".
2018/02/pedro_soares_nao_ha_ciclo_20180226022032
O desafio bloquista visa convencer o PS a "acompanhar o caminho de aprofundamento em nome da melhoria da vida das pessoas e não em nome de jogos partidários", nos dois anos que faltam na legislatura, sem entrar num "processo de suspensão naquilo que é importante na vida das pessoas, à espera de eleições".
Na agenda das jornadas, o Bloco tem previstas visitas a um hospital e a uma escola onde "fica claro que a falta de investimento chega de forma negativa à vida das pessoas" e os deputados vão apanhar o comboio entre Torres Vedras e as Caldas da Rainha para recomendar ao Governo mais atenção à linha do Oeste, onde o processo de eletrificação "não vai sequer à capital do distrito".
Pedro Filipe Soares insiste que "o pensamento da via austeridade" tem sido dominante mas "a realidade tirou-lhe o tapete", segue por isso o apelo ao Governo que, na leitura do BE, "insiste em ver o copo meio vazio".
"Vamos, de uma vez por todas, romper com esse pensamento que ainda tem algumas raízes no Ministério das Finanças".
2018/02/pedrosoares_austeridade_20180226022144
O distrito de Leiria, um dos "mais afetados pelos incêndios" de 2017, vai ser palco para uma visita ao Pinhal do Rei (amanhã de manhã) e é aí que o BE pretende mostrar que "há muitas zonas do litoral que têm claras características daquilo a que se chama de interioridade".
"Dificuldade de acesso a serviços públicos, dificuldade de acesso e falta de presença em questões fundamentais do Estado", explica Pedro Filipe Soares.
A coordenadora do Bloco de Esquerda, Catarina Martins, abre os trabalhos, em Leiria, depois da viagem do grupo parlamentar na Linha do Oeste. À tarde, os deputados acompanhados pelo historiador e antigo parlamentar Fernando Rosas visitam o Forte de Peniche. Os trabalhos encerram amanhã com a apresentação de propostas na conferência de imprensa de Pedro Filipe Soares.
TSF\audio\2018\02\noticias\26\entrevista_pedro_filipe_soares