Polémica no SNS. Montenegro diz que Governo não tinha como saber de incompatibilidades de Gandra d'Almeida
Montenegro dirigiu-se aos conselheiros nacionais do PSD para falar sobre saúde e segurança. Reconhece "pressão" sobre ministra da Saúde, mas garante que não tinha como saber, "na vigência do governo anterior", que possa ter havido incompatibilidades. Já na segurança, diz não estar a "aderir a nenhuma agenda".
Corpo do artigo
É a olhar para o governo anterior que Luís Montenegro se justifica aos conselheiros nacionais do PSD sobre as polémicas na saúde, nomeadamente as incompatibilidades que levaram à queda do ex-diretor-executivo do SNS. Diz o primeiro-ministro que nem ele e nem a ministra da Saúde tinham como saber, "na vigência do governo anterior, que possa ter havido alguma incompatibilidade" no exercício de funções de Gandra d'Almeida.
Na intervenção inicial que fez aos conselheiros - e que foi fechada à comunicação social, rompendo com o hábito que existia desde que foi eleito líder do PSD -, Luís Montenegro começou por fazer um elogio à ministra Ana Paula Martins que diz estar "sob pressão". No entanto, diz o chefe de Governo, essa pressão não é pelo que está a fazer, "mas pelo que não estava feito no dia em que tomaram posse". Com a ministra presente, os conselheiros nacionais aplaudiram a intervenção
De acordo com os relatos feitos à TSF, o primeiro-ministro falou especificamente do caso de Gandra d'Almeida para responsabilizar a tutela anterior. "Nem eu, nem a ministra da Saúde, sabíamos ou tínhamos como saber, na vigência do governo anterior, que possa ter havido alguma incompatibilidade", disse Montenegro.
Noutro dos temas quentes, Luís Montenegro confirmou que uma das prioridades deste governo é a questão da segurança, mas recusa colagens a outros partidos: "isto não é aderir a nenhuma agenda". Para o primeiro-ministro, é necessário garantir direitos e liberdades dos cidadãos e aponta à segurança como condição essencial para o investimento no país.
Sobre as eleições, o líder do PSD voltou a frisar o objetivo de vencer tanto a Associação Nacional de Municípios Portugueses como a Associação Nacional de Freguesias, no entanto, não abordou o tema das presidenciais que Carlos Moedas trouxe para destaque à entrada da reunião.
Conselho Nacional aprova 43 candidatos autárquicos
Nesta reunião, foram aprovadas 43 candidaturas autárquicas numa altura em que, de acordo com Pedro Alves, coordenador autárquico do PSD, estão já escolhidos 90% dos municípios do país.
Em declarações aos jornalistas, Pedro Alves diz que os casos das maiores autarquias ainda não estão fechados - exemplos de Lisboa, Porto, Gaia e Sintra - mas já deu a conhecer a primeira lista homologada pelos conselheiros, com destaque para João Rodrigues, à Câmara de Braga, Henrique Sim Sim, para Évora, Piteira Lopes, para Cascais, e João Teixeira Leite, para Santarém.
A lista homologada neste conselho nacional segue abaixo:
BRAGA
Braga João Rodrigues
Cabeceiras de Basto Manuel Teixeira
Guimarães Ricardo Araújo
Póvoa de Lanhoso Fátima Alves
COIMBRA
Condeixa-a-Nova Avelino Santos
Miranda do Corvo Paulo Silva
Soure Carlos Páscoa
ÉVORA
Alandroal Sérgio Manteigas
Arraiolos Carlos Mateus Gomes
Estremoz Sónia Ramos
Évora Henrique Sim Sim
Mourão João Fortes
Redondo David Fialho Galego
Reguengos de Monsaraz Marta Prates
Vendas Novas Ricardo Videira
Vila Viçosa Inácio Esperança
LISBOA AM
Cascais Nuno Francisco Piteira Lopes
Loures Nelson Cesar Gonçalves Batista
LISBOA AO
Arruda dos Vinhos Rute Miriam Soares dos Santos
Lourinhã Orlando Matias Carvalho
PORTALEGRE
Alter do Chão Francisco Miranda
PORTO
Santo Tirso Ricardo Filipe Silva Pereira
SANTARÉM
Alcanena Rui Anastácio
Cartaxo João Heitor
Ourém Luis Albuquerque
Rio Maior Luis Santana Dias
Santarém João Teixeira Leite
SETÚBAL
Sines Miguel Tabosa Vaz
VIANA DO CASTELO
Caminha Liliana Sofia Bouça da Silva
Melgaço José Albano Esteves Domingues
Paredes de Coura Maria Emília e Sousa Cerqueira
Ponte de Lima José Nuno Torres Magalhães Vieira de Araújo
Vila Nova de Cerveira Aristides Manuel Rodrigues Martins
VILA REAL
Chaves Marcelo Caetano Martins Delgado
Valpaços Jorge Mata Pires
VISEU
Mangualde João Fernando de Albuquerque Lopes
Penalva do Castelo Michael Batista
Penedono Cristina Maria Ferreira
Resende Fernando Silvério Cardoso de Sousa
São Pedro do Sul António Luís da Silva Martins
Sernancelhe Carlos Manuel Ramos dos Santos
Tarouca José Damião Lopes Guedes de Melo