"Por uma questão de honra." Candidato votado por unanimidade pela Comissão Concelhia do PSD desiste da corrida ao município de Olhão
Daniel Santana diz ter esperado sete meses pela resposta dos órgãos regionais e nacionais do partido
Corpo do artigo
Daniel Santana considera que deu o tempo necessário ao Partido Social Democrata (PSD) mas que, sem resposta, não avança com a candidatura à Câmara Municipal de Olhão nas próximas eleições autárquicas.
O atual vereador da autarquia enviou uma carta ao presidente da Comissão Política Distrital (CPD) do Algarve do PSD no passado dia 19 de maio, solicitando que fosse retirada a proposta do PSD-Olhão com a indigitação do seu nome, "apesar [de a candidatura] ter sido aprovada por unanimidade, no mês de outubro" do ano passado. Passados sete meses, o putativo candidato não recebeu qualquer resposta por parte dos órgãos regionais do partido.
"Os trâmites normais eram [a candidatura] ser aprovada pela CPD para depois de ser levada à CP Nacional", explica. "Estranhamente, o nome nunca foi colocado à votação", lamenta. Daniel Santana conta que o presidente da CPD lhe terá dito que, "pela importância que Olhão tem, a nível populacional e de eleitores, iriam ter uma ponderação a nível nacional".
Mas essa ponderação, se teve resultados, até esta terça-feira não lhe foi transmitida e, a quatro meses das eleições autárquicas, o candidato considera não ter condições para avançar. “Fi-lo por uma questão de honra, após demonstrar muita persistência e depois de dar o tempo possível e aceitável aos órgãos do PSD para tomarem uma decisão em relação à minha candidatura”, afirma em comunicado enviado à TSF, em que garante "continuar disponível para o partido". “Fi-lo agora, (...) no sentido de dar oportunidade aos órgãos do partido de encontrarem a melhor solução para apresentarem aos olhanenses, e de prepararem uma nova candidatura, vencedora”.
Daniel Santana era o número dois na lista do PSD nas últimas eleições autárquicas, e foi eleito vereador sem pelouro na câmara de Olhão. Tenciona cumprir o mandato até ao fim "continuando disponível para o partido" no que estiver ao seu alcance.
Contactado, o presidente da CPD do PSD Algarve não quis pronunciar-se sobre o caso. Cristóvão Norte adiantou apenas que "está a preparar uma candidatura forte” a uma câmara Municipal que é liderada há 50 anos pelo Partido Socialista.