O acordo vai ser celebrado a 26 de setembro em Madrid
Corpo do artigo
São negociações que já duram há algum tempo, mas que finalmente têm um momento apontado para um acordo: 26 de setembro. As ministras do Ambiente de Portugal e Espanha irão celebrar este entendimento um dia antes de assinalarem os 25 anos da Convenção de Albufeira, quando os dois países acertaram a partilha dos seus recursos hídricos.
A ministra do Ambiente revela que os dois países chegaram a acordo para a retirada de água do Guadiana, no Pomarão, que irá fornecer as barragens algarvias de Beliche e Odeleite. "Em relação ao Tejo, o que pedimos foi a garantia dos caudais ecológicos, que não sejam só mensais e semanais, mas diários e distribuídos de maneira uniforme", adianta Maria da Graça Carvalho.
Em relação ao Alqueva foi feita a monitorização do que Espanha estava a gastar. "Espanha, como é natural, está disposta a pagar o que deve e também não é uma conta exorbitante", revela a ministra. Anualmente não serão mais de dois milhões de euros aquilo que o país vizinho vai pagar pela água que retira daquela barragem no Alentejo.
Dessalinizadora com financiamento em perigo
Na sua visita ao Algarve a ministra do ambiente revelou que o financiamento para a construção da dessalinizadora que está prevista construir na região pode estar em perigo. No Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) estão previstos 56 milhões para esta obra, mas ela custará quase o dobro. A ministra lança criticas ao anterior governo: "Lamento muito que quem autorizou que a dessalinizadora tenha maior capacidade não tenha acautelado o financiamento necessário". " Não gosto muito de fazer críticas, mas esta aqui...(...) de início era mais fácil acautelar todo o financiamento e (...) autorizaram uma capacidade maior e serão necessários 100 milhões", avisou.
A dessalinizadora que ao princípio seria para 16 hectómetros cúbicos, passou a estar prevista para tratar 24 hectómetros cúbicos de água do mar. A ministra avisa que para garantir financiamento é preciso que outros projetos mais atrasados do PRR caiam e que a obra da dessalinizadora acelere.
A ministra do ambiente deslocou-se a várias praias do Algarve onde anunciou investimentos de 16,7 milhões de euros para o Litoral Algarvio. As intervenções, nos troços de Quarteira-Garrão e na Praia do Vau," visam mitigar a erosão costeira e aumentar a resiliência do litoral face às alterações climáticas".