Eurico Brilhante Dias, secretário de Estado da Internacionalização, falou sobre o Brexit, as oportunidades que existem para a economia portuguesa e o que está a ser feito pela marca Portugal.
Corpo do artigo
O secretário de Estado da Internacionalização diz que Portugal e os empresários portugueses têm de estar preparados para a saída do Reino Unido da União Europeia, mas sublinha que o Brexit pode ser uma boa oportunidade para a economia portuguesa.
No final da reunião do Conselho Estratégico de Internacionalização da Economia, Eurico Brilhante Dias defendeu que onde há dificuldades também há oportunidades e que pode haver espaço para aumentar as exportações e atrair investimento estrangeiro.
"Devemos estar cientes de que, esperando nós a melhor resolução para o Brexit - um acordo -, será criado um novo contexto e nós devemos preparar-nos para esse novo contexto, inclusive aproveitando oportunidades no mercado interno, no mercado único, porque evidentemente os exportadores britânicos terão mais dificuldades em chegar ao mercado único", disse.
E acrescentou: "Noconjunto das dificuldades há oportunidades, e que essas oportunidades são oportunidades não só nas exportações, mas também na captação de investimento direto estrangeiro, porque há evidentemente empresas que hoje questionam o facto de, em função da decisão britânica, permaneceram dentro do mercado britânico, portanto, nessa circunstância optam por alguma relocalizações dentro do mercado único, e nesse caso Portugal é sempre uma única opção".
TSF\audio\2018\10\noticias\31\brilhante_dias_1_brexit
Segundo um estudo promovido pela CIP - Confederação Empresarial de Portugal, que foi divulgado esta quarta-feira, a saída do Reino Unido da União Europeia pode levar a uma queda das exportações portuguesas entre 15% a 26%.
O tema do Brexit foi uma das matérias em discussão no Conselho Estratégico de Internacionalização da Economia. Eurico Brilhante Dias sublinha que já há um conjunto de ações de informação que está a decorrer junto das empresas e garante que o Governo está a fazer caminho para aumentar a promoção do país em solo britânico.
"Nós duplicaremos o valor da produção externa aproximando-nos dos cinco milhões de euros só em promoção de bens e serviços portugueses no Reino Unido, um envolvimento de mais empresas, aproximadamente 550, num mercado para onde exportam neste momento mais de 3800 empresas, o que significa que 2019 é um ano para continuar a trabalhar a presença portuguesa no Reino Unido, sabendo nós que o Reino Unido é o nosso quarto maior exportação de bens e serviços", recordou o secretário de Estado da Internacionalização.
Outro dos temas em cima da mesa durante a reunião do Conselho Estratégico de Internacionalização da Economia foi o plano de promoção e capacitação das empresas para 2019. Segundo o secretário de Estado da Internacionalização, foram decididas iniciativas em 76 mercados diferentes para "aumentar a escala" da economia do país, rumo ao objetivo de chegar a "meados da próxima década" com um peso das exportações próximo de 50 por cento do PIB.
Eurico Brilhante Dias mostrou-se ainda satisfeito com o facto de, em 2018, Portugal poder vir a contratualizar um valor "possivelmente próximo de mil milhões de euros" de investimento direto estrangeiro, num número que "praticamente duplica" o valor alcançado em 2017.
TSF\audio\2018\10\noticias\31\brilhante_dias_3_mil_milhoes