O antigo Presidente da República Cavaco Silva considerou este domingo que os poderes públicos devem criar condições para que os casais tenham mais filhos.
Corpo do artigo
O antigo presidente da República, Cavaco Silva, defendeu este domingo, em Sernancelhe, no distrito de Viseu, que Portugal não precisa de mais autoestradas, gimnodesportivos ou mesmo campos de futebol, mas antes de crianças.
"Os poderes públicos têm que criar condições para que os casais tomem a decisão de ter mais filhos. Isso é fundamental para a identidade do futuro do nosso país, não é com autoestradas, gimnodesportivos ou clubes de futebol", declarou o ex-chefe de Estado numa cerimónia de homenagem organizada pela Câmara Municipal local.
TSF\audio\2018\07\noticias\01\josericardo_cavaco
Para Cavaco Silva, o combate à quebra da natalidade deve ser uma "prioridade da governação" nos próximos anos, tal como a "correção dos desequilíbrios de desenvolvimento do país", isto numa altura em que o tema do interior entrou na agenda política.
"Espero que estas ideias que se têm discutido ultimamente sobre o desenvolvimento do interior não sejam apenas uma figura de retórica e que passado algum tempo, por razões partidárias, comecem apenas a olhar para as povoações onde estão os votos e remetam o desenvolvimento do interior para as gavetas do esquecimento", disse, acrescentando que não se pode aceitar que "aqueles que nascem e vivem em concelhos do interior não tenham as mesma oportunidades do que aqueles os portugueses quês nascem e vivem no litoral".