A garantia é de Ana Catarina Mendes, secretária-geral adjunta do PS, que diz que os socialistas devem estar "orgulhosos" do trabalho feito pelo Governo, para "infelicidade" de Pedro Passos Coelho.
Corpo do artigo
Depois de, no fim de semana, o primeiro-ministro ter anunciado que Portugal "vai começar a reduzir a dívida pública a partir de outubro", a secretária geral adjunta do PS, Ana Catarina Mendes, disse, esta segunda-feira, que o país vai ter uma redução da dívida pública para valores só comparáveis aos de há cerca de duas décadas.
"Portugal vai ter a maior redução dos últimos 19 anos da dívida anual. Isto é obra do Partido Socialista, e nós socialistas temos de estar orgulhosos", afirmou, ao início da noite, em Almada, onde esteve presente numa ação da candidatura de Inês de Medeiros à autarquia da margem sul do Tejo.
TSF\audio\2017\09\noticias\18\ana_catarina_mendes_elogios_centeno
Durante o discurso, a secretária-geral adjunta do PS referiu ainda que, para "infelicidade da direita e de Pedro Passos Coelho", o fim de semana foi pródigo em "boas notícias para os portugueses", com a agência de notação financeira Standard & Poor's a retirar Portugal do 'lixo': "Portugal saiu finalmente do lixo, virou a página do lixo", sublinhou a socialista, que acusou o líder do PSD de "reivindicar vitoriazinhas"
"Para o PS, estas vitórias não são apenas para dizer que fazemos bem por fazer, elas significam, acima de tudo, que se temos a economia a crescer quase três por cento, que se temos mais investimento e mais emprego, o PS está aqui a honrar as promessas que fez", disse, acrescentando, em declarações à TSF, que, em Almada, os PS estava também a "festejar o trabalho de António Costa e do Ministro das Finanças".
"Estamos a concorrer para ganhar em todo o território"
Entrevistada pela TSF acerca dos objetivos dos socialistas para as eleições autárquicas, a secretária-geral adjunta e coordenadora autárquica do PS adiantou que um "bom resultado" para o partido passa por ganhar "mais votos e mais mandatos".
TSF\audio\2017\09\noticias\18\ana_catarina_mendes_manter_anmp_e_an
Garantindo que o PS está a concorrer para "ganhar em todo o território", Ana Catarina Mendes salienta que entre os objetivos está a manutenção da presidência da Associação Nacional de Municípios e da Associação Nacional de Freguesias, depois de, em 2013, o partido ter assegurado 149 autarquias.
Enquanto coordenadora autárquica socialista, Ana Catarina Mendes admite ainda que as eleições autárquicas trazem sempre dificuldades acrescidas para quem está no Governo.
"[As eleições autárquicas] São um momento difícil, e eu diria que cresce a minha responsabilidade como coordenadora autárquica, não tenho dúvida nenhuma, mas tenho a certeza de que os militantes e os simpatizantes do PS estão a fazer um excelente trabalho e que vão dar uma grande vitória para o PS", afirma a socialista.