
Manuel de Almeida/Lusa
Marcelo Rebelo de Sousa sentiu-se mal à saída de uma visita ao Santuário do Bom Jesus. Foi levado para o Hospital de Braga, mas pelas 17h00 abandonou as instalações hospitalares.
Corpo do artigo
* notícia atualizada às 17h00 com a informação sobre a alta hospitalar
O chefe de Estado, Marcelo Rebelo de Sousa, teve este sábado uma "ligeira indisposição" à saída da Basílica do Bom Jesus e deslocou-se ao hospital, "seguindo conselho médico", informou a Presidência.
TSF\audio\2018\06\noticias\23\marcelo_rebelo_de_sousa_17h
Em cima das 17h00, as câmaras de televisão mostravam já o Presidente à saída do hospital agradecendo o apoio que sentiu durante as horas em que esteve hospitalizado. Nessa altura Marcelo Rebelo de Sousa falou aos jornalistas e explicou que se o problema se deveu a "uma gastroenterite aguda". Certo é que a agenda prevista para os próximos dois dias terá de ser cancelada, mas depois Marcelo Rebelo de Sousa está a prever voltar ao ativo: há uma ida aos Estados Unidos prevista para a próxima semana e, caso a seleção se apure, uma nova ida à Rússia.
Inicialmente, chegou a ser avançado que o Chefe de Estado teria desmaiado no local mas fonte próxima do Presidente esclareceu à TSF que Marcelo Rebelo de Sousa sofreu "uma quebra de tensão", não tendo chegado a desmaiar e recuperou no hotel, onde foi assistido pelo INEM.
Cerca das 16h00, fonte de Belém adiantou à TSF que o Presidente da República permanecia no Hospital de Braga, onde já realizou uma série de exames, estando a aguardar pelos resultados.
O Presidente da República sentiu-se mal pelas 12h48 e foi amparado por elementos do seu gabinete, no final de uma visita ao Santuário do Bom Jesus, tendo sido depois transportado pelos seguranças para um hotel próximo.
"Por precaução, seguindo conselho médico, deslocou-se ao Hospital de Braga, sendo de esperar uma adaptação do programa previsto para este fim de semana", lê-se na nota da Presidência.
Menos de uma semana depois da formalização da candidatura das Festas de São João de Braga a Património Cultural Imaterial, Marcelo Rebelo de Sousa tinha previsto passar hoje o dia na cidade, começando por visitar o Santuário do Bom Jesus do Monte ao final da manhã.