Eurico Castro Alves deixa o Infarmed e vai integrar equipa de Leal da Costa, no ministério da Saúde. Entre os 36 secretários de Estado, há outras 13 novas entradas no executivo. O governo é empossado esta sexta-feira ao meio-dia.
Corpo do artigo
A lista completa foi divulgada pela Presidência da República e dos 36 nomes indicados, há 21 que se mantêm nas mesmas funções e um, Pedro Lomba, que muda de pasta. O até agora secretário de Estado adjunto do ministro adjunto e do Desenvolvimento Regional vai assumir a secretaria dos Assuntos Parlamentares.
Na nova equipa há várias novidades. Eurico Castro Alves, presidente do Infarmed desde meados de 2012 deixa agora a Autoridade Nacional do Medicamento, para integrar a equipa de Leal da Costa, na Saúde.
Já Eduardo Nogueira Pinto, advogado, filho de Maria José Nogueira e de Jaime Nogueira Pinto, é nomeado secretário de Estado Adjunto do Vice-Primeiro-Ministro.
No Ministério da Economia, que vai ser liderado por Miguel Morais Leitão, há três entradas. Eduardo Paço Viana assume a secretaria de Estado da Inovação, Investimento e Competitividade; Vera Rodrigues, ex-deputada do CDS, é a nova secretária de Estado da Economia; já Miguel Pinto Luz é secretário de Estado das Infraestruturas, Transportes e Comunicações.
No Ministério da Defesa, Mónica Ferro assume a secretaria de Estado Adjunta e da Defesa Nacional. Foi deputada PSD na anterior legislatura.
Já Pedro do Ó Ramos, da distrital do PSD de Setúbal, é nomeado secretário de Estado do Mar.
Na Educação, Amélia Maria Botelho de Carvalho Loureiro assume a secretaria de Estado do Ensino Básico e Secundário e José Alberto de Morais Pereira Santos assume a secretaria de Estado do Desenvolvimento Educativo e da Administração Escolar.
Na Administração Interna, para secretário de Estado Adjunto do Ministro da Administração Interna, foi escolhido o ex-deputado do PSD, Fernando Virgílio Macedo.
Teresa Anjinho, que foi deputada pelo CDS na última legislatura, assume a secretaria de Estado da Justiça.
O novo secretário de Estado Adjunto e para a Modernização Administrativa é Gonçalo Matias. É assessor para os assuntos jurídicos e Constitucionais da Casa Civil do Presidente da República. e docente de Direito da Universidade Católica.
Já João Taborda da Gama, que foi consultor político do Presidente da República entre 2011 e 2013, é agora o novo secretário de Estado da Administração Local.
Nuno Vassallo e Silva é secretário de Estado da Cultura.
Nos ministérios das Finanças, Energia e Ambiente , Segurança Social e Negócios Estrangeiros mantêm-se as mesmas caras.
Estes 36 secretários de Estado vão tomar posse na sexta-feira, às 12:00, no Palácio da Ajuda, em Lisboa, em conjunto com o primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, o vice-primeiro-ministro, Paulo Portas, e os outros quinze ministros do novo executivo PSD/CDS-PP.