O Presidente da República inicia esta sexta-feira uma visita às Aldeias Históricas do distrito da Guarda, por ocasião das comemorações dos 20 anos do lançamento do programa que impulsionou quando era primeiro-ministro e que "tem contribuído para fixar população e quebrar o despovoamento".
Corpo do artigo
À chegada a Almeida Cavaco Silva elogiou os "presidentes de câmara que fizeram um trabalho notável na recuperação destas 12 aldeias, o que tem contribuído para reduzir o despovoamento e reforçar a coesão social".
O Presidente da Republica, que falava em Almeida, sublinhou ainda "a criação de inúmeras empresas, à volta destas aldeias históricas e do projeto que representam, que contribuíram para criar empregos, fixar jovens e chamar a atenção dos portugueses e de inúmeros estrangeiros para a riqueza deste interior".
Depois de Almeida Cavaco Silva segue para Linhares e termina o dia em Marialva no concelho da Meda, onde decorrerá a sessão solene dos 20 anos das aldeias históricas.
Amanha Cavaco Silva visita ainda Vila Nova de Foz Côa e Pinhel.
Linhares da Beira, Almeida, Belmonte, Castelo Mendo, Castelo Novo, Castelo Rodrigo, Idanha-a-Velha, Marialva, Monsanto, Piódão, Sortelha e Trancoso fazem parte da rede das Aldeias Históricas de Portugal que abrange municípios do interior do país.