Problemas nas comunicações dificultam contacto com portugueses afetados por incêndios em Los Angeles. Marcelo manifesta solidariedade
Contactado pela TSF, o secretário de Estado das Comunidades, José Cesário, explicou que o Executivo está a tentar contactar todos os portugueses que receberam ordem de retirada, mas a tarefa está a ser dificultada devido a problemas nas comunicações causados pelos incêndios
Corpo do artigo
O Presidente da República exprimiu este sábado a sua solidariedade para com os portugueses afetados pelos incêndios em Los Angeles e manifestou apoio às diligências do Governo na ajuda a estes cidadãos.
Numa nota divulgada na página oficial da Presidência na Internet, Marcelo Rebelo de Sousa diz estar a acompanhar a situação dos portugueses na Califórnia.
“Conhecendo-se agora, pela primeira vez, que há, infelizmente, portugueses entre os afetados pelos terríveis incêndios em Los Angeles, o Presidente da República exprime a sua solidariedade e apoia as diligências em curso pelo Governo para ajuda a estes nossos compatriotas”, refere a nota.
Contactado pela TSF, o secretário de Estado das Comunidades, José Cesário, explicou que o Executivo está a tentar contactar todos os portugueses que receberam ordem de retirada das suas casas, mas a tarefa está a ser dificultada devido a problemas nas comunicações causados pelos incêndios.
Entre os portugueses com quem o Governo já conseguiu falar, ninguém pediu ajuda.
Na sexta-feira à noite, fonte do Ministério dos Negócios Estrangeiros disse à Lusa que as casas de duas famílias portuguesas residentes na área de Los Angeles arderam por completo em consequência dos incêndios que devastam há vários dias a região.
A fonte acrescentou que as duas famílias não pediram apoio e que o Consulado Geral de Portugal em São Francisco está a procurar contactá-las.
Na área afetada pelos incêndios residem mais famílias portuguesas ou lusodescendentes pelo que é de prever que mais casos de portugueses afetados pelos incêndios venham ser contabilizados, disse ainda a fonte.
Não há informações de portugueses feridos em consequência dos incêndios, que já provocaram um total de 11 mortos, segundo as autoridades norte-americanas.
Los Angeles tem estado a ser devastada ao longo da semana por cinco incêndios diferentes, que já causaram 11 mortos e a destruição de cerca de dez mil edifícios, obrigando 180 mil pessoas a abandonar as suas casas.
