O anúncio foi feito pelo primeiro-ministro, que destacou a vertente de simplificação para o sector do turismo no que diz respeito ao licenciamento ambiental.
Corpo do artigo
"Na próxima quinta-feira será apresentado novo programa simplex, depois de quatro anos de interrupção. Um dos marcos importantes é o que se dirige ao turismo e ao licenciamento ambiental".
Palavras de António Costa em Quarteira, no Algarve, onde o chefe de governo aproveitou também para fazer um balanço da distribuição dos fundos comunitários.
"Investimentos centrados na proteção contra os riscos na saúde, educação, qualificação ambiental, etc. Até ao final do mês será aberto novo concurso para investimentos de proximidade a realizarem pelas autarquias locais no valor de mil milhões de euros".
O primeiro-ministro, António Costa, inaugurou hoje o Passeio das Dunas, obra que requalificou a zona do antigo bairro de pescadores de Quarteira, concelho de Loulé, e que liga Quarteira e Vilamoura.
Uma obra que António Costa considera importante e simbólica a vários níveis, tendo destacado o favorecimento da coesão social e territorial e a requalificação da beira-mar daquela freguesia algarvia.
Significa "o esforço naquilo que é o melhor que o Algarve tem para dar, que são os seus recursos naturais e a sua qualidade ambiental", discursou o primeiro-ministro, acrescentando que "investir na proteção da natureza é investir no futuro do Algarve e é isso que mais valor tem sob o solo, acima do solo, no mar ou no ar".
Esta foi a única alusão de António Costa à questão da exploração de petróleo, após ter ouvido os autarcas da Junta de Freguesia de Quarteira e da Câmara Municipal de Loulé assumirem uma posição contrária à exploração de hidrocarbonetos na região.
António Costa ainda deverá defrontar-se hoje à tarde com uma manifestação popular sobre esta matéria na cidade de Loulé.