"PS afirmará sempre alternativas ao atual Governo." Tomar recebe Academia Socialista com César, Temido e Cordeiro
A terceira edição da Academia Socialista decorre até domingo, dia em que Pedro Nuno Santos fará o discurso de rentrée política do PS
Corpo do artigo
O presidente do PS, Carlos César, discursa esta noite no primeiro dia da Academia Socialista, que decorre até domingo em Tomar, um arranque que contará com a participação da eurodeputada Marta Temido e do ex-ministro Duarte Cordeiro.
Em declarações à TSF, Duarte Cordeiro, antigo ministro do Ambiente e membro da direção do PS, que por estes dias assume o papel de reitor de uma academia, não ignora o facto de, esta vez, os socialistas estarem na oposição.
"O Partido Socialista afirma-se como um partido de oposição e, portanto, afirmará sempre as alternativas ao atual Governo. Tem de se mostrar sempre permanentemente preparado para assumir essas responsabilidades. [Também] preparação e renovação, porque nós vamos ter, desde logo, eleições autárquicas no próximo ano e temos de estar sintonizados com as necessidades de corresponder às expectativas que as pessoas têm nessas eleições, mas também a preparação daquilo que são todos os jovens terem ferramentas e capacidade de intervenção, de debate e de análise e que são fundamentais mobilizar para a participação política", explica à TSF Duarte Cordeiro.
A terceira edição da Academia Socialista, uma iniciativa de formação e reflexão política dirigida a 80 jovens entre os 18 e os 30 anos, será desta vez em Tomar, culminando no domingo com o discurso do líder do PS, Pedro Nuno Santos, de rentrée política, a primeira desde que está à frente da liderança dos socialistas.
Duarte Cordeiro deixa a expectativa de um discurso que reafirmará a estratégia do PS na oposição ao Governo. "O secretário-geral do Partido Socialista [falará] sobre aquilo que é o tema da atualidade, o tema do Orçamento de Estado, mas também aquilo que é a ideia de uma alternativa de desenvolvimento, focada na combinação entre aquilo que é possível do ponto de vista do crescimento do país, do combate às desigualdades, da procura de uma alternativa do ponto de vista desenvolvimento industrial. Que não se fique pela ideia reduzida de debates que sentimos, muitas vezes, na direita em que procuram colocar o tema da imigração ou da redução das condições salariais como matéria de desenvolvimento", acrescenta.
Além da intervenção do secretário-geral do PS, destaque para o regresso do ex-primeiro-ministro António Costa a iniciativas do PS, estando previsto um discurso no jantar de sábado da Academia Socialista.
Já hoje, as atenções estarão voltadas para o presidente do PS, Carlos César, o convidado do jantar do primeiro dos cinco dias que vai durar esta iniciativa de formação.
Antes deste discurso de Carlos César, o destaque será a sessão de abertura, pelas 18:00, que contará com as intervenções da cabeça de lista pelo PS nas últimas europeias, a eurodeputada Marta Temido, o ex-ministro Duarte Cordeiro, o secretário-geral da JS, Miguel Costa Matos e o presidente da Câmara de Tomar, Hugo Cristóvão.
"A terceira edição da Academia Socialista terá, em parte, como objetivo preparar as próximas eleições autárquicas, pelo que os participantes vão ser convidados a pensar numa política pública para responder aos desafios do concelho anfitrião, Tomar", referiu o PS na nota enviada à Lusa.
Na quinta-feira, os jovens participantes poderão ouvir uma intervenção de Giacomo Filibeck, secretário-geral do Partido Socialista Europeu ou ter uma aula de "Políticas de Habitação" com a presidente da Câmara de Matosinhos e da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), Luísa Salgueiro.
Depois de uma visita ao Convento de Cristo e Obras no Rio Nabão, o jantar desse dia será com a antiga deputada pelo BE Ana Drago e uma noite de comédia com o Jovem Conservador de Direita.
No dia seguinte, sexta-feira, a convidada para o jantar será a líder parlamentar do PS, Alexandra Leitão, mas antes disso haverá um programa ao longo do dia com aulas sobre economia ou sobre coesão territorial -- esta última com a ex-ministra desta área Ana Abrunhosa -- ou ainda uma dedicada ao ambiente que marca uma segunda participação nesta Academia Socialista do ex-ministro Duarte Cordeiro.
O momento alto de sábado será o discurso que será feito ao jantar por António Costa, mas até lá os participantes na Academia Socialista terão outras atividades, desde logo com uma simulação da Assembleia da República, que contará com a presença do deputado Pedro Delgado Alves.
Ainda no sábado haverá uma visita ao Museu Nacional Resistência e Liberdade no Forte de Peniche, que será acompanhada por José Pedro Soares, que foi preso político naquela prisão entre de junho de 1973 a abril de 1974.
Na manhã do último dia, que terminará com o discurso da 'rentrée' de Pedro Nuno Santos, os participantes na Academia Socialista terão tempo ainda para apresentar os seus trabalhos de grupo.
