PS: Assis no Porto, Vieira da Silva em Lisboa. Pedro Nuno chama ainda Alexandra Leitão e Ana Catarina Mendes
Alexandra Leitão vai liderar a lista por Santarém e Ana Catarina Mendes é a número um em Setúbal.
Corpo do artigo
Pedro Nuno Santos puxou para si a escolha dos cabeças de lista do PS às eleições legislativas de março e chamou Mariana Vieira da Silva, Francisco Assis, Alexandra Leitão e Ana Catarina Mendes para posições de destaque em quatro dos principais círculos eleitorais: Lisboa, Porto, Santarém e Setúbal.
Fonte oficial do partido confirma à TSF que Francisco Assis será o primeiro nome pelo círculo eleitoral do Porto, numa lista que conta ainda com o diretor de campanha João Torres, o secretário de Estado do Desporto João Paulo Correia e os deputados Tiago Barbosa Ribeiro e Carlos Brás.
Francisco Assis é da ala moderada do PS, mas foi um principais apoiantes do novo secretário-geral socialista na corrida pelo lugar de António Costa. No congresso socialista, no início de janeiro, já tinha assumido, em declarações à TSF, a sua disponibilidade para concorrer às legislativas.
Vieira da Silva sucede a Costa em Lisboa
Por Lisboa, a escolha recaiu em Mariana Vieira da Silva, número dois do atual Governo socialista e próxima de António Costa. Mariana Vieira da Silva não assumiu posição nas eleições diretas do PS, mas já tinha aceitado pertencer ao secretariado liderado por Pedro Nuno Santos.
A ministra da Presidência sobe duas posições: em 2022 foi a terceira de uma lista que tinha António Costa como primeiro nome.
Santarém volta a contar com Alexandra Leitão
E se Mariana Vieira da Silva concorre por Lisboa, Alexandra Leitão volta a ser a número um por Santarém, tal como nas duas últimas eleições legislativas. A antiga ministra é a responsável pelo programa eleitoral do PS e uma das mais próximas de Pedro Nuno Santos.
Por Santarém, o segundo lugar é ocupado pelo deputado Hugo Costa e o terceiro pertence à também deputada Mara Lagriminha. Na lista de 14 nomes (Santarém elege nove deputados), consta ainda o deputado Francisco Dinis ou da vereadora socialista na autarquia de Santarém Celeste Simão.
Ana Catarina Mendes volta a concorrer por Setúbal
A ministra Ana Catarina Mendes volta a ser a primeira candidata por Setúbal, apesar de estar a ser apontada ao Parlamento Europeu, nas eleições que decorrem em junho deste ano. Ao que a TSF apurou, a antiga líder parlamentar lidera a lista de Setúbal pela quarta vez consecutiva.
Nas eleições diretas socialistas, a ministra Adjunta e dos Assuntos Parlamentares não assumiu qualquer posição, rejeitou apenas concorrer à lideranças, mas mostrou-se disponível para futuras batalhas pelo partido.
A Federação de Setúbal é liderada pelo secretário de Estado Adjunto do primeiro-ministro, António Mendonça Mendes, que também deverá concorrer à Assembleia da República.
Pedro Nuno Santos não troca Aveiro “por nada”
Pedro Nuno Santos já fez saber que vai liderar a lista por Aveiro e “por nada trocaria o seu círculo eleitoral por Lisboa”, numa achega a Luís Montenegro que é de Espinho (distrito de Aveiro), mas vai concorrer pela capital.
O secretário-geral tem a função de indicar 30% do total dos nomes elegíveis, em cada círculo eleitoral, e Pedro Nuno Santos puxou para si a responsabilidade dos cabeças de lista por cada distrito. A corrente afeta a José Luís Carneiro, candidato derrotado nas últimas direitas, espera que, tal como para os órgãos internos, exista um alinhamento entre as várias fações.
A Comissão Política Nacional do PS reúne-se na próxima terça-feira para a aprovação final da lista de deputados socialistas às eleições legislativas de 10 de março. As federações distritais do partido aprovam, entretanto, os nomes por cada círculo eleitoral.