João Galamba, Carlos Pereira, Filipe Neto Brandão e Lara Martinho estão entre os sete deputados efetivos que os socialistas escolheram para a Comissão de Inquérito Parlamentar sobre o processo de resolução do Banif.
Corpo do artigo
A vice-presidência do grupo parlamentar do PS vai estar representada na Comissão de Inquérito ao 'caso Banif' por: João Galamba, Carlos Pereira, Filipe Neto Brandão e Lara Martinho.
Para além destes, a bancada socialista indicou ainda, também como efetivos, os nomes de Eurico Brilhante Dias, Hortense Martins, ambos membros da Comissão de Orçamento, Finanças e Modernização Administrativa, e Luís Testa.
Jorge Lacão, vice presidente da Assembleia da República, Eurídice Pereira e Hugo Costa acompanham a Comissão enquanto suplentes.
Filipe Neto Brandão e João Galamba, porta-voz do PS, já tinham integrado o grupo de deputados socialistas na Comissão de Inquérito à gestão do Banco Espírito Santo e do Grupo Espírito Santo.
A comissão de inquérito, cujos nomes dos deputados do PSD ainda não são conhecidos, terá sete deputados efetivos do PS, sete do PSD, um do Bloco de Esquerda, um do CDS-PP e um do PCP.
O prazo para que os grupos parlamentares anunciem os nomes dos deputados que integram a comissão de inquérito - que será presidida por António Filipe, do PCP - termina esta sexta-feira.
De acordo com a resolução da Assembleia da República publicada em Diário da República, e onde é formalizada a constituição da comissão de inquérito, a comissão "deve desenvolver os seus trabalhos pelo prazo mais curto, não ultrapassando o período de 120 dias".
Os deputados tomam posse a 3 de fevereiro.