PS desmente ministra: financiamento total pelo PRR de dessalinizadora no Algarve "nunca esteve assegurado"
As declarações do PS surgem depois de Maria da Graça Carvalho ter lamentado que o Governo socialista não tivesse adjudicado o valor total para o equipamento por parte do Plano de Resolução e Resiliência
Corpo do artigo
O Partido Socialista desmentiu, esta quarta-feira, a ministra do ambiente, Maria da Graça Carvalho, relativamente ao financiamento da dessalinizadora no Algarve. Em declarações à TSF, o socialista e deputado da comissão do Ambiente, Pedro Vaz, esclarece que a hipótese de um financiamento total por parte do PRR nunca esteve "assegurado e nem era preciso".
Mesmo com o alargamento do equipamento para 16 ou 24 hectómetros cúbicos, os restantes custos, além dos que estavam pensados pelo PRR (cerca de 45 milhões de euros), seriam "financiados através dos instrumentos dos mecanismos que a empresa Águas do Algarve tem no âmbito das suas tarifas", explica Pedro Vaz. Já a ministra do Ambiente, Maria da Graça Carvalho, afirma que o valor necessário para o pagamento - cerca de 100 milhões de euros - será agora facultado na totalidade pelo PRR.
Pedro Vaz destaca ainda que nunca seria possível que todo o valor do financiamento da dessalinizadora no Algarve fosse coberto pelo Plano de Resolução e Resiliência, uma vez que há quantias certas que são adjudicadas para cada plano.
Na terça-feira, a governante afirmou que o anterior Governo não acautelou dinheiro suficiente do PRR para a construção da dessalinizadora. A ministra disse que são precisos 100 milhões de euros, em vez dos 50 milhões, inicialmente previstos, e que, para que esse equipamento possa avançar, outros projetos vão ter de cair.
"Surgiu agora a informação de que, afinal, é preciso mais financiamento. Isto é uma saga muito portuguesa, mas que eu não gosto, e lamento muito que quem autorizou que a dessalinizadora tivesse sido com maior capacidade, não tenha acautelado no PRR o financiamento necessário para que se cobrisse toda essa capacidade", disse Maria da Graça Carvalho.
