PS em eleições com vencedor anunciado à partida. Carneiro promete foco em salários, saúde e habitação
As eleições decorrem nesta sexta-feira e sábado nas 21 federações distritais do PS
Corpo do artigo
Arranca nesta sexta-feira (e estende-se por mais de 24 horas) a votação que vai eleger José Luís Carneiro como secretário-geral do PS, um mês depois das legislativas que colocaram os socialistas como a terceira força parlamentar. José Luís Carneiro é o único candidato à sucessão de Pedro Nuno Santos e tem, por isso, a eleição garantida.
Em jeito de balanço da campanha interna, Carneiro admite que ficou “surpreendido” com a mobilização dos militantes depois da derrota eleitoral, e promete focar-se em propostas para melhorar os salários, a saúde e a habitação.
“Fiquei positivamente surpreendido com a forma como os militantes, os simpatizantes e até muita da sociedade civil ocorreu às nossas iniciativas por todo o país, porque de facto os resultados eleitorais foram resultados que não estávamos à espera, mas houve um movimento para participar na avaliação dos resultados, nas causas que terão contribuído para esses resultados”, regozija-se.
Os militantes de que fala José Luís Carneiro estão também “preocupados” com o rumo do partido e pretendem “em colocar a agenda do PS mais direcionada para aqueles que são os assuntos que preocupam as pessoas”. São três as prioridades, sublinha o socialista, “os salários e os rendimentos, a habitação e a saúde”.
As eleições decorrem nesta sexta-feira e sábado nas 21 federações distritais do PS. Os resultados vão ser conhecidos na noite de sábado, mas o vencedor está anunciado à partida.