PS passa dois dias em Castelo Branco para “mais crescimento e justiça social” (e com avisos ao Governo)
O PS está a preparar propostas para a área da justiça e para responder ao pacote da imigração
Corpo do artigo
O PS muda-se para Castelo Branco, nos próximos dois dias, para as jornadas parlamentares do partido. Os socialistas começam a preparar o debate do Estado da Nação e criticam o Governo por uma política “que beneficia os que ganham mais”. Luís Montenegro volta a ser avisado que tem de abrir a porta ao PS se não quiser empurrar o país para o chumbo do Orçamento do Estado.
Em declarações aos jornalistas, a líder parlamentar do PS, Alexandra Leitão, explica que as jornadas pretendem mostrar um país onde é necessário “mais crescimento e mais justiça social”, o mote da iniciativa socialista. A escolha pelo distrito de Castelo Branco também não foi ao acaso.
Castelo Branco é um dos distritos que beneficiam com o fim das portagens nas antigas SCUT, a partir do próximo ano, uma medida do PS que teve os votos contras dos partidos que suportam o Governo. O distrito conta ainda com cem milhões de euros do Plano de Recuperação e Resiliência.
“Nesta altura do ano é importante fazermos uma análise do estado da nação e, depois, o nosso enfoque nesta linha do crescimento e da justiça social. A escolha por Castelo Branco não é aleatória ou por acaso: se há aspeto que os governos do PS sempre privilegiaram foi a ideia de coesão territorial e de desenvolvimento do interior. É uma área que este Governo não privilegia”, lamenta Alexandra Leitão
A líder parlamentar do PS segue a linha de Pedro Nuno Santos e volta a lembrar o Governo que, para o Orçamento do Estado, deve dialogar com os socialistas. O PS “não vai criar instabilidade”, mas também “não pode viabilizar um Orçamento que não tenha nada que vá ao encontro às propostas do PS”.
Alexandra Leitão revela ainda que o PS está a preparar propostas para a área da justiça e para responder ao pacote da imigração. São duas áreas em que os socialistas vão apostar nos próximos meses, mas de Castelo Branco podem sair outras propostas para discriminar de forma positiva o interior do país.
“Temos duas áreas em que vamos investir muito: a área da justiça, em que queremos ser prepositivos, e em matéria de imigração. Pedimos a apreciação parlamentar do diploma do Governo e queremos ser construtivos em soluções. Claro que o que vamos ver, visitar e as pessoas com quem vamos falar, será muito útil para propostas legislativas concretas”, disse.
Os deputados do PS vão percorrer os onze concelhos de Castelo Branco, desde Oleiros a Belmonte. As jornadas terminam na terça-feira com um discurso do secretário-geral socialista, Pedro Nuno Santos.